Oswaldo de Oliveira toma café na Academia (FOTO: Reginaldo Castro)
Desde 1976, quando Dudu levou Ademir da Guia e companhia à taça estadual, o Palmeiras só conquista títulos relevantes sob o comando de Luiz Felipe Scolari ou Vanderlei Luxemburgo. Oswaldo de Oliveira vai quebrar a escrita se for campeão do Paulistão neste domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro.
- Isso é maravilhoso para mim, me enche de orgulho. Aliás, eu tenho me sentido muito orgulhoso com tudo o que tem acontecido na minha carreira. Títulos e essa coisa de ter trabalhado nos quatro grandes do Rio e de São Paulo - disse Oswaldo, ao ser questionado sobre o domínio de Luxa e Felipão no Palestra Itália.
Desde o título de Dudu em 1976, o Verdão faturou 12 taças, sendo sete com Vanderlei Luxemburgo e cinco com Luiz Felipe Scolari. Sem eles, só títulos secundários: a Copa dos Campeões de 2000, com Flávio Murtosa, e a Série B de 2003, com Jair Picerni, e de 2013, com Gilson Kleina.
TAÇAS COM LUXA
1993 - Com o promissor Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras acaba com um jejum de quase 17 anos sem títulos. Com o aporte da Parmalat, o Verdão monta um grande time e vence o Paulistão em cima do maior rival, o Corinthians. Ganhou, também, o Rio-São Paulo
(de novo sobre o Corinthians) e o Brasileirão.
1994 - No ano seguinte, Luxa mantém a rotina de taças no Palestra: conquista o bi do Paulistão, por pontos corridos, de forma antecipada, e o do Brasileirão, novamente diante do Corinthians.
1996 - Após passagens por Flamengo e Paraná, Luxemburgo volta ao Palmeiras no fim de 1995, e no ano seguinte monta a máquina que venceu o Paulistão, com o ataque dos 102 gols.
2008 - Depois de um retorno ruim em 2002, Luxa volta em 2008, e monta outro bom time. Após eliminar o São Paulo na semi, passa fácil pela Ponte Preta na decisão para conquistar o quarto Paulistão pelo Verdão.
TAÇAS COM FELIPÃO
1998 - Luiz Felipe Scolari chega ao clube em 1997, mas é "só" vice-campeão brasileiro no ano. Em 1998, começa a montar o elenco pensando em vencer a Libertadores do ano seguinte. E dá certo: o time ganha a Copa do Brasil e a Copa Mercosul (Sul-Americana hoje) em 1998, ambas em cima do Cruzeiro.
1999 - Obcecado pela Libertadores, o clube aposta todas as suas fichas no torneio continental, e obtém resposta. Com direito a eliminar o Corinthians nas quartas de final, o Verdão despacha o River Plate na semifinal e garante seu primeiro e ainda único título na competição diante do Deportivo Cáli (COL).
2000 - O time começa muito bem o ano, conquistando o Rio-São Paulo em cima do Vasco. Mas é a única taça de 2000.
2012 - A segunda passagem de Scolari passa longe de ser vitoriosa como a primeira, mas garante a conquista mais recente do clube: a Copa do Brasil, de forma inesperada e invicta.
4488 visitas - Fonte: Lancenet!