Pouco menos de cinco meses após o Santos ajudar a salvar o Palmeiras do rebaixamento à Série B no Brasileirão de 2014, os times se reencontram na decisão do Paulistão neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, e provam que a reformulação no início do ano valeu a pena. LANCE! relembra dez fatos que marcaram a trajetória da dupla desde então.
PRIMEIRO PONTO:
Santos vence Vitória, na última rodada do Brasileirão de 2014, e salva Palmeiras do rebaixamento – Verdão brigava com o time baiano contra a degola e havia apenas empatado com Atlético-PR.
SEGUNDO PONTO:
No Santos: Modesto Roma é eleito presidente após conturbada eleição, que chegou a ter o primeiro pleito anulado por causa de falhas nas urnas, e muda filosofia de trabalho no clube.
No Palmeiras:Alexandre Mattos (foto) chega para para comandar departamento de futebol do Palmeiras. Ex-dirigente do vitorioso Cruzeiro chega com tudo e recoloca os holofotes positivos em cima do Verdão.
"Alexandre Mattos foi o pontapé inicial da revolução. O dirigente, consagrado por ter armado o Cruzeiro bicampeão nacional, montou um novo elenco (20 reforços). A força do Verdão no mercado serviu para turbinar o Avanti e encher a torcida de confiança" (Thiago Ferri, repórter do Núcleo Palmeiras)
TERCEIRO PONTO:
No Santos: Mesmo sob desconfiança de dirigentes e torcedores, Ricardo Oliveira (foto) é contratado. Aos 34 anos, atacante faz valer a aposta e hoje curte a artilharia isolada do Paulistão, com 10 gols.
"Ricardo Oliveira chegou sob desconfiança até da diretoria. Parte da cúpula temia pelo físico dele. Mas a resposta do atacante veio em campo: destaque e artilheiro do Paulistão. Grande líder e ótimo custo-benefício!" (Bruno Cassuci, repórter do Núcleo Santos)
No Palmeiras: Oswaldo de Oliveira é contratado para assumir o time, que estava em processo de reformulação. Treinador, que estava parado desde a saída do Santos, em setembro, chega com moral.
QUARTO PONTO:
No Santos: Crise financeira atrapalha planejamento e Santos perde atletas importantes: Aranha, Edu Dracena (foto), Mena, Arouca e Damião. Direção controla problema e traz reforços menos badalados.
"A posição de Arouca foi a única que não teve reposição à altura no elenco. Valencia e Lucas Otávio não têm a mesma qualidade. Vanderlei, e agora Vladimir, Werley e Chiquinho compensaram as outras saídas e se adaptarem rápido ao time" (Russel Lopes, repórter do Núcleo Santos)
No Palmeiras: Com aval do presidente Paulo Nobre, Alexandre Mattos começa a deitar e rolar no mercado de transferências. Contrata 20 jogadores, entre eles Arouca e Aranha, destaques do Peixe.
QUINTO PONTO:
No Santos: Time se acerta dentro de campo e disputa liderança geral do Paulistão com o Corinthians (emplacou 14 jogos sem perder, desde a derrota para o São Paulo, por 1 a 0, no Brasileirão de 2014). Série invicta só acabou com o tropeço para a Ponte Preta: 3 a 1.
No Palmeiras: Dudu (foto), que era disputado pelos rivais Corinthians e São Paulo, acerta com Palmeiras “na surdina”. Atacante foi a contratação mais badalada do Verdão no início da temporada.
SEXTO PONTO:
No Santos: Enderson Moreira é demitido e diretoria acerta em cheio ao confirmar a efetivação do interino Marcelo Fernandes, que trabalha com ajuda de Serginho Chulapa e tem apoio dos jogadores.
No Palmeiras: Querido pelos jogadores, Oswaldo de Oliveira começa a encontrar o time ideal, tendo como espinha dorsal o meio de campo veloz e criativo formado por Gabriel, Arouca e Robinho.
"Arouca e Gabriel marcam e atacam com eficiência. O primeiro chegou para ser referência. Está sendo. O segundo chegou para ser o motorzinho. Está sendo. A experiência de um ajuda na evolução do outro. A sincronia deles é incrível" (Fellipe Lucena, repórter do Núcleo Palmeiras)
SÉTIMO PONTO:
No Santos:Favoráveis à manutenção de Marcelo Fernandes no cargo de treinador desde o início, veteranos Renato, Elano, Ricardo Oliveira e Robinho (foto) mostram força dentro e fora de campo.
No Palmeiras: Com nova filosofia, elenco reformulado e sucesso de público no Allianz Parque, programa Avanti bate a marca de 100 mil sócios-torcedores. Hoje são quase 120 mil associados.
OITAVO PONTO:
No Santos: Com Lucas Lima e Ricardo Oliveira em grande fase, time vence o rival Palmeiras por 2 a 1 na 9ª rodada do Paulistão na Vila Belmiro e se consolida na busca por mais um título estadual.
No Palmeiras: Time goleia o rival São Paulo no Allianz Parque por 3 a 0 pela 12 rodada do Paulistão, com direito a golaço do meio de campo de Robinho (foto). Verdão mostra força na busca pelo título.
NONO PONTO:
No Santos: Embalada, equipe recebe o rival São Paulo pela semifinal do Paulistão na Vila Belmiro e, sem maiores dificuldades, vence por 2 a 1 e se garante na final do Paulistão. Prova da boa fase!
No Palmeiras: Corinthians melhor time do Brasil? Palmeiras elimina o arquirrival nos pênaltis dentro da Arena, com grande atuação de Fernando Prass, e se garante na final
do Paulistão.
DÉCIMO PONTO:
Santos e Palmeiras voltam a se encontrar. No primeiro jogo da decisão do Paulistão, Verdão levou a melhor no Allianz Parque: 1 a 0. Qual time levará a melhor na Vila Belmiro?
4479 visitas - Fonte: Lancenet!