Átila, pivô do Palmeiras, foi um dos mais exaltados durante a briga no Lineu de Moura (Foto: Filipe Rodrigues)
O presidente da LNB (Liga Nacional de Basquete), Cássio Roque, afirma que os envolvidos na briga entre jogadores do Palmeiras e torcedores do São José terão uma punição rígida. O julgamento em primeira instância do caso deve acontecer na próxima semana, por integrantes da Comissão Disciplinar da Liga. O conflito aconteceu após vitória dos joseenses por 80 a 70 sobre o Verdão, na última quarta-feira, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, pelas oitavas de final do NBB.
Segundo Cássio, a LNB já encaminhou o relatório do comissário da partida e os vídeos do jogo para a Comissão, que deve se reunir na próxima terça-feira, 15. O dirigente, no entanto, preferiu não adiantar quais serão as partes julgadas pela briga e o tipo de punição.
A comissão disciplinar é muito rígida dentro do que o código da Justiça Desportiva prevê. Nossa preocupação é muito grande com esse tipo de problema. Temos uma posição muito ácida sobre este caso. Queremos decidir essas coisas o mais rápido possível. Entendemos que os ânimos ficam mais acirrados em um playoff. A Liga procura evitar de todas as formas e pedir que os clubes se preocupem cada vez mais com isso - disse Cássio, por telefone.
Outra medida tomada pela Liga foi enviar cartas de repúdio aos dois times. Ao Palmeiras, uma recomendação também foi feita: reforçar a segurança para evitar mais problemas no jogo deste domingo, às 18h, no ginásio Palestra Itália. Se o São José vencer, avança às quartas. Em caso de vitória do Verdão, um quarto jogo acontecerá em São Paulo.
O mistério com relação a confusão está em como ela começou. Segundo o técnico Betão, do Palmeiras, a torcida joseense arremessou objetos no argentino Maxi Stanic, que recebia tratamento no canto da quadra. Após o início da briga, em imagens de vídeo, é possível ver os pivôs Átila e Marcão, do Palmeiras, distribuindo socos enquanto torcedores atiram objetos em direção aos atletas. Jogadores do São José assistiram à briga da entrada dos vestiários. Dedé e Gustavo chegaram a ir às arquibancadas para ajudar a apartar.
3990 visitas - Fonte: Globoesporte