Cleiton Xavier pode ser arma do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Cleiton Xavier fez apenas quatro partidas nesta segunda passagem pelo Palmeiras, mas já foi o suficiente para ganhar a confiança do técnico Oswaldo de Oliveira no elenco.
Como Valdivia segue como incógnita, já que a renovação de contrato do chileno ainda está sob discussão, o jogador, repatriado do Metalist, da Ucrânia, mostrou poder de decisão na fase final do Campeonato Paulista e se firmou na disputa por uma vaga na equipe titular.
Depois de não conseguir regularizar sua transferência a tempo de ser inscrito na primeira fase do estadual, Cleiton se tornou a maior expectativa para o momento decisivo do torneio.
A estreia foi nas quartas de final do Paulistão: poucos minutos, já no fim do segundo tempo, na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP. O suficiente para levar a torcida ao delírio ao trocar passes com Valdivia.
Contra o Corinthians, na semifinal, teve participação decisiva: entrou no intervalo, em um momento no qual o time sofria com a falta de estabilidade, e arrumou o meio-campo alviverde. Nas cobranças de pênalti, converteu a sua com categoria e se tornou um dos responsáveis pelo triunfo sobre o arquirrival, que colocou o Palmeiras na decisão do Paulistão.
Ainda adquirindo ritmo de jogo, teve de entrar antes do que Oswaldo esperava no primeiro jogo da final, na arena, por conta de uma lesão de Arouca.
Na Vila Belmiro, novamente reorganizou o setor de criação do Palmeiras, fez com que o time criasse mais e acertou sua cobrança na disputa de pênaltis. Um contexto animador para a sequência da equipe, que terá Brasileirão e Copa do Brasil na sequência de 2015.
Um dos poucos a falar com a imprensa após a derrota para o Santos no último domingo, Cleiton Xavier resumiu bem o sentimento dele e do Palmeiras para o restante da temporada: embora o resultado no Paulistão não tenha sido o esperado, a equipe tem de pensar adiante e focar o Brasileiro, que começa já no próximo fim de semana.
– É só o início de um trabalho, temos muita coisa pela frente – disse o meio-campista.
O Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro no próximo sábado, às 18h30 (horário de Brasília), contra o Atlético-MG, na arena. Na terça seguinte, a equipe enfrenta o Sampaio Corrêa, também em casa, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil.
4575 visitas - Fonte: Ge