Futebol Melhor une torcida em filme comercial (Crédito: Divulgação)
Os sócios-torcedores ganham, a cada dia, mais importância no futebol brasileiro. Grande fonte de receita, os associados podem gerar aos clubes valores superiores aos pagos em direitos de transmissão e de patrocínio-máster. E os números de crescimento dos afiliados comprovam esse status de 'pote de ouro'.
Na temporada, o Movimento por um Futebol Melhor registrou mais de 164 mil novos sócios-torcedores. A média é superior a 1,2 mil cadastrados diariamente. Com esse ritmo, o projeto deve superar a marca de 1 milhão de associados, em breve, e terminar o ano com ainda mais adesões. Atualmente, são 954 mil afiliados, distribuídos em 61 clubes de todas as regiões do país.
Com 57.036 adesões, o Palmeiras é o clube que obteve a maior quantidade de novos sócios-torcedores na temporada. Corinthians, com 42.476 novos associados, e São Paulo, 19.703, completam o pódio. Internacional (9.462) e Sport (8.108) fecham as cinco primeiras colocações. Aliás, o Colorado é a agremiação brasileira com mais afiliados, de acordo com o Torcedômetro. A equipe possui 136.980 mil cadastrados. No ranking mundial, o clube gaúcho é o sexto colocado.
Os sócios-torcedores ainda são importantes para auxiliar em contratações. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, fez questão de enaltecer o potencial do associado na chegada do atacante Marcelo Cirino. Dedé, no Cruzeiro, e Dudu, no Palmeiras, são outros exemplos de diretores que enalteceram os seus afiliados.
Líderes no Torcedômetro, Internacional e Palmeiras ainda projetam tornar o programa de sócio-torcedor a principal fonte de receita. Atualmente, representam grande fatia dos vencimentos.
Desde o lançamento do Movimento por um Futebol Melhor, em janeiro de 2013, os clubes já receberam um aumento de receita estimado em mais de R$ 200 milhões, apenas com entrada de novos afiliados. Os sócios-torcedores já obtiveram mais de R$ 60 milhões em descontos das empresas parceiras. Além da Ambev, participam Unilever, Pepsico, SKY, TIM, BIC, Raízen (Shell), Editora Abril, Multiplus, Opte+, Centauro.com.br e Easy Taxi.
Dedé é apresentado em supermercado, e diretoria do Cruzeiro enaltece o sócio-torcedor (Crédito: Divulgação)
12300 visitas - Fonte: Lancenet!