Robinho estuda o futebol de jogadores europeus (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Um dos melhores passadores da última edição do Campeonato Brasileiro, Robinho chegou ao Palmeiras no início desta temporada como opção para o concorrido meio de campo alviverde. Versátil, o jogador estreou como armador no Paulistão, mas, por opção do técnico Oswaldo de Oliveira, passou a exercer uma função diferente.
Para melhorar a saída de bola da defesa para o ataque, Oswaldo manteve uma formação com um volante de marcação e recuou Robinho para uma linha mais defensiva. Ainda em adaptação, o jogador afirmou que acompanha o futebol europeu para aprender e se inspirar com outros atletas que desempenham papel semelhante.
– Eu estudo muito. Quando estou em casa vejo muitos jogos da Europa, procuro ver quem faz a função que eu faço. Quando jogo vejo o que fiz de certo e errado. Acho que me adapto muito bem a essa função. O futebol está evoluindo para isso. Há time sem volantes e com meias – afirmou.
– Tem jogadores que eu gosto de ver. O Pirlo faz essa função, o Thiago, do Bayern, o Milner, do Manchester City, que faz uma função tática que quase ninguém faz, o Iniesta... Tento pegar um pouco de cada. São jogadores que tento me espelhar. Claro que é difícil, mas faço a minha parte – completou.
Oswaldo tem defendido uma formação mais técnica e rápida desde que chegou ao Palmeiras. Ao analisar o desempenho do meio de campo, o treinador sempre destaca a função exercida por Robinho, fazendo a ligação entre defesa e ataque.
Para domingo, Arouca não deve estar à disposição da comissão técnica. Ainda em recuperação de lesão muscular, o volante foi a campo para trabalhos físicos, mas não participou de nenhuma atividade com bola até o momento.
A tendência é que Robinho seja mantido como volante, ao lado de Gabriel. Depois de ser poupado na primeira etapa contra o Sampaio Corrêa, o atleta treinou normalmente na Academia de Futebol e deve ser escalado ao lado de Gabriel, no domingo, contra o Joinville, às 18h30, em Santa Catarina.
– Estava sentido dor no adutor, que estava pegando no púbis. Falei com a comissão e eles acharam melhor poupar. Se jogasse o tempo todo não sei se estaria bem para domingo, mas agora estou muito bem – finalizou.
4638 visitas - Fonte: Globo Esporte