Gabriel é o único jovem que vem recebendo chances (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O Palmeiras conseguiu se livrar do rebaixamento na última rodada do Brasileirão de 2014 com um time repleto de garotos revelados pela base do clube. Durante o torneio, jovens como Fábio, João Pedro, Nathan, Victor Luis e Renato entraram na equipe e ajudaram a salvar o Verdão da queda.
Cerca de cinco meses depois, a situação é bem diferente, e as revelações foram deixadas em segundo plano no clube. Com as chegadas dos 21 reforços, todos passaram a ter poucas - ou nenhuma - chance na equipe.
Os jovens acabaram "sacrificados" porque a diretoria precisava dar uma resposta após a péssima campanha no último Brasileirão. A avaliação da cúpula alviverde é a de que os jovens não dariam conta de liderar a recuperação da equipe neste ano. Por isso, foi ao mercado.
No gol, Fábio tem a concorrência dos experientes Fernando Prass, Aranha e Jailson, e nunca mais atuou. João Pedro, titular em toda a reta final de 2014, é o reserva imediato de Lucas, mas jogou apenas duas vezes neste ano. Nathan, outro muito elogiado no ano passado, fez apenas uma partida. Victor Luis foi o que mais atuou: nove vezes, porém só quatro como titular. Mas com a volta de João Paulo e a entrada de Egídio as chances devem diminuir.
O volante Renato já deixou o clube. Após oito jogos, sendo cinco como titular, ele foi emprestado nesta semana ao Joinville até o fim do Brasileirão. Atualmente, o elenco conta com 38 jogadores (sem contar Fellype Gabriel, que já fez exames, mas ainda não assinou). Por isso, outros também podem ser cedidos a outros clubes a fim de ganharem experiência.
Hoje, o único garoto que tem recebido oportunidades é Gabriel Jesus. Ele atuou 10 vezes, mas apenas duas como titular. Tido como grande esperança para o futuro do Palmeiras, o atleta vem entrando aos poucos na equipe, algo já definido pela comissão, que deve mantê-lo no elenco da temporada.
Desde que chegou, o técnico Oswaldo de Oliveira faz um "intercâmbio" com a base, com o sub-20 treinando uma vez por semana na Academia de Futebol para ele poder observar os garotos, além de realizar jogos-treinos com o profissional. Frequentemente, jovens são chamados para completar atividades do time principal.
4569 visitas - Fonte: Ge