Robinho é um dos que mais jogou nesta temporada no clube (Foto: Ari Ferreira)
No elenco, apenas Fernando Prass e Gabriel (com 23 jogos) jogaram mais vezes do que Robinho (21) em 2015. Ainda assim, o camisa 27 sabe que terá uma árdua batalha para se manter no time com o aumento da concorrência no meio. O setor já tinha muitas opções, mas agora ainda terá Zé Roberto na briga, Fellype Gabriel (que deve demorar para estrear), além da volta de Cleiton Xavier, que hoje está lesionado.
A favor do atleta está sua versatilidade. Embora tenha começado o ano jogando como armador, ele foi recuado após a lesão de Arouca, e tem atuado como volante. Para desempenhar tal função, Robinho disse que estuda bastante.
– Quando estou em casa, vejo jogos da Europa, os que fazem a minha função, e tento analisar o que fiz de certo e errado. Procuro estudar, pois acho que me adapto bem ao time sem volantes e com meias.
– Tem muitos jogadores que gosto de ver: o Pirlo, o Thiago, do Bayern, o Milner, do City, que faz uma função tática em campo que quase ninguém faz, o Iniesta...jogadores que tento me espelhar. É difícil, mas tento fazer minha parte - acrescentou.
Jogador com o maior número de participações em gols no ano (leia mais abaixo), Robinho sofre por brigar com titulares do time ideal. Entre os volantes, Gabriel e Arouca faziam uma dupla muito bem entrosada até o camisa 5 se lesionar, enquanto Cleiton Xavier e Valdivia, quando em condições, são considerados titulares. Apesar do risco, Robinho se manterá "ligado" até no banco, como na terça, quando entrou no intervalo e mudou o duelo com o Sampaio Corrêa.
– Quando estou no banco procuro sempre observar onde está mais fácil para jogar. Sempre estarei ligado para tentar entrar e ajudar.
QUEM MAIS PARTICIPA EM GOLS NO ANO
Robinho
12 gols – foram seis marcados por ele, além de outras seis assistências do camisa 27.
Dudu
Dez gols no ano, sendo que quatro foram feitos pelo camisa 7, e outros seis saíram com uma assistência dele.
Cristaldo
O camisa 9 marcou oito vezes no ano, e deu um passe pra gol: ao todo, participou de nove.
Rafael Marques
Vice-artilheiro da temporada, marcou sete vezes. Ainda não deu assistência em 2015.
Zé Roberto
O camisa 11 marcou duas vezes na terça e chegou a três gols no ano – deu outras duas assistências. Allione, lesionado, participou de seis.
4812 visitas - Fonte: Lancenet!