Com atraso 'inevitável', Palmeiras põe grama de inverno no Allianz Parque

15/5/2015 20:07

Com atraso 'inevitável', Palmeiras põe grama de inverno no Allianz Parque

Empresa que cuida do gramado pretendia realizar troca na segunda-feira, mas jogo de volta da Copa do Brasil impediu procedimento. Aspecto irá melhorar até dia 24

Com atraso 'inevitável', Palmeiras põe grama de inverno no Allianz Parque

Áreas esbranquiçadas do gramado são por causa da areia posta no local (Foto: Gabriel Carneiro)



O Palmeiras abriu o Allianz Parque na tarde desta sexta-feira para mostrar que está aproveitando a janela sem jogos no Brasileirão e na Copa do Brasil (entre 12 e 24 de maio) para melhorar as condições do gramado de seu estádio. Desde a madrugada posterior à goleada por 5 a 1 diante do Sampaio Corrêa, na última terça, profissionais da empresa que cuida do "tapete" do Verdão já iniciaram o processo de troca da grama de verão para a grama de inverno, que se adapta mais facilmente às baixas temperaturas previstas para os próximos meses.



André Amaral, engenheiro agrônomo da empresa responsável pelo gramado do Allianz Parque, explicou que os funcionários da World Sports já fizeram um novo corte no gramado de terça para quarta-feira e, na manhã de quarta, semearam o novo gramado. O ideal era que as plantas tivessem ao menos 15 dias para crescerem e maturarem, mas o clube "permitiu" apenas 12.



- Se eu não tivesse feito o jogo de volta (da Copa do Brasil, contra o Sampaio Corrêa) teria feito o serviço de domingo para segunda, teria ganho dois dias, porque eu estava com todo o esquema armado. Mas houve o jogo de volta e cancelamos. Não tem como, porque a gente programa uma janela e fica na dependência do futebol. Outro exemplo, saiu o sorteio da Copa do Brasil e jogamos o primeiro em casa. Se não tivesse, seria mais tempo para o gramado. Mas é inevitável, dependemos do resultado em campo - explicou Amaral, em atendimento à imprensa durante a exibição do gramado dois dias após a semeadura.



O aspecto do gramado do Allianz Parque não é bom, mas trata-se de um processo natural. Após o corte e a semeadura, foi jogada areia por cima para proteger as sementes e ajudar a reter a umidade. Segundo André Amaral, ninguém poderá pisar no local nos próximos dias, e o gramado só será liberado para o jogo do dia 24, contra o Goiás, pelo Brasileirão. Até lá, ele já estará "nota oito ou nove", "perto do ideal". Para que o estado do gramado não regrida por causa da partida antes do tempo de espera considerado ideal, foi plantada uma quantidade maior de sementes.



- Eu jogo semente onde sei que tenho mais pisoteio, que é na área de goleiros e bandeirinhas. Eles pisam e já enterram as novas sementes para mim, para nascer de novo. Isso faz parte da manutenção. Depois desse período ficará o que a gente brinca ser um consórcio de gramas, porque a grama de verão fica dormente no inverno, não cresce nada. Aí você tem a agressão do jogo e ela não se recupera. A grama de inverno como gosta do frio, se adapta mais facilmente - explicou o profissional responsável pela manutenção de outros estádios, como Vila Belmiro, Arena Corinthians e Pacaembu.



ÁREA NORTE GANHA MAIS CUIDADOS



O setor onde foi instalado o palco do show de Roberto Carlos, no meio de abril, ficou com a grama bastante prejudicada, com locais ralos e aparentando estar queimados. De fato, a região é mais sensível que as demais, porque recebe pouco calor do sol durante o dia. No inverno, a tendência é a situação ficar pior. Mesmo assim, André Amaral não faz contraindicações a eventos no Allianz Parque.



- A área norte por ser mais sombreada é delicada, e no show do Roberto Carlos ela sentiu mais. Mas é normal, temos que nos adaptar - disse o engenheiro agrônomo.








6180 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade