Reunião discutiu novas medidas sobre segurança nos estádios (Foto: Fábio Suzuki)
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo realizou encontro nesta segunda para debater e anunciar novas medidas de prevenção e combate à violência nos estádios paulistas. A reunião contou com a presença do presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro de Bastos, e o chefe da Comissão de Arbitragem da FPF, Coronel Marinho, e foi presidida pelo secretário de Segura Pública, Alexandre de Moraes.
Os presidentes dos quatro grandes clubes de São Paulo eram aguardados para a reunião mas nenhum deles compareceu. O único dirigente a participar foi o vice-presidente do Palmeiras, Genaro Marino.
Na reunião, ficou decidido que o Juizado do Torcedor que atua nos estádios durante os jogos de futebol será permanente e com mais competências. Entre as novas atribuições do órgão está a de julgar crimes que antes não eram de competência da unidade. Um exemplo recente citado por Moraes foi a da apreensão de um ônibus de torcida organizada com pedaços de pau e rojões, crime que agora passará a estar no rol de cobertura do Juizado do Torcedor.
- O futebol de São Paulo está otimista, principalmente pela forma como esse processo foi conduzido. Não achem que tudo está resolvido, mas há a convicção que uma nova fase está começando - afirmou o presidente da FPF.
Outra ideia que passará a vigorar é de montar uma delegacia de polícia, e não apenas uma base móvel, nos principais jogos de futebol. Além disso, uma Comissão de prevenção permanente para o futebol será criada dentro da Secretaria de Segurança Público e o sistema de Disque Denúncia da pasta passará a incluir questões ligadas ao futebol.
- Chegamos a várias medidas que darão um salto de qualidade muito grande na segurança dos estádios -, afirmou o secretário, dizendo também que haverá uma fiscalização mais rigorosa em relação aos torcedores que estão proibidos de irem aos jogos de futebol e que têm que se apresentar à polícia entre duas horas antes e duas depois das partidas.
Confira as medidas anunciadas pela secretaria:
- Juizado do torcedor que atua nos estádios será permanente e terá mais competências.
- Estádios contarão com uma delegacia de polícia, não apenas uma base móvel
- Secretaria criará uma Comissão de prevenção permanente para o futebol
- Sistema de disque-denúncia da secretaria passará a incluir questões ligadas ao futebol
- Maior fiscalização dos torcedores proibidos de irem aos jogos e que têm que se apresentar à polícia entre duas horas antes e duas horas depois das partidas.
3072 visitas - Fonte: LanceNet!