Renan não sofreu gol no Brasileirão e tem boa média no Cartola (Foto: Marcello Dias / Estadão)
Quem joga Cartola sabe que uma das premissas do game é tentar escalar jogadores de times que têm defesas consistentes. Assim sendo, quando os times destes atletas não sofrem gols em uma partida, o cartoleiro conquista um bônus de 5 pontos por atleta em tal condição. Após três rodadas de Campeonato Brasileiro, dois times - Goiás e Corinthians - ainda não foram vazados. Não por acaso que ambos lideram o somatório geral de pontos provenientes da contagem extra possível somente aos defensores.
O Goiás lidera o quesito com um acúmulo de 85,70 pontos referentes à eficiência de seus atletas de defesa, incluindo o goleiro Renan, que tem a melhor média do Cartola até aqui entre os jogadores que atuaram nas três rodadas. São 12,07 pontos por jogo para o arqueiro. O Timão também supera a marca dos 80 pontos no contexto, e só fica atrás do Esmeraldino por ter utilizado um suplente defensivo a menos nas mexidas que o técnico Tite realizou.
Atlético-PR, Fluminense e Vasco vêm em seguida como clubes que mantiveram o placar do adversário intacto em duas das três partidas que fizeram. O Cruz-Maltino, por exemplo, ficou com a defesa invicta nas duas primeiras rodadas e sofreu apenas um gol no empate por 1 a 1 contra o Internacional, no último sábado.
Quatro times ainda não demonstraram estabilidade defensiva neste começo de Brasileirão. Atlético-MG, Avaí, Cruzeiro e Flamengo levaram ao menos um gol em cada uma das partidas que disputaram. O Rubro-Negro tem inclusive a defesa mais vazada até aqui. Foram seis gols levados, dois em cada rodada.
Veja a pontuação de cada clube originada pelo bônus dos defensores:
3504 visitas - Fonte: Globo Esporte