Hotel onde os dirigentes da FIFA foram presos em Zurique (Foto: AFP)
Não é todo dia que se acorda com um noticiário tão auspicioso como aconteceu nesta quarta-feira, com a detenção de nove membros da FIFA e pedidos de prisão para cinco executivos de marketing esportivo, todos sendo indiciados pela justiça dos EUA. Oxalá, na última quarta tenha sido o dia em que se começou a virar a página da corrupção, dos interesses mesquinhos e da pior politicagem, praticas que dominam o esporte mais amado do mundo há pelo menos 24 anos, segundo a investigação do FBI( Polícia Federal dos EUA).
Agora, a bola está, mais claramente do que nunca, no nosso campo. É a oportunidade para as nossas instituições funcionarem, usando o material que está sendo enviado pelo FBI para o Brasil, fazerem o trabalho que não fizeram até hoje: investigar a fundo as relações corruptas que grassam no esporte patriota, especialmente no futebol.
O Ministério Público Federal e a Polícia Federal, que têm competência de sobra, precisam investigar e tratar deste tema com aprioridade que dão a outros muito menos O futebol é a maior das nossas paixões, sobretudo para a juventude, quando é formado seu caráter. Há muito que abundam as evidências de que muitos dirigentes enriqueceram, notadamente Ricardo Teixeira, sem nunca terem de fato sido objeto de investigação que resultasse em condenação. Protegido por membros do judiciário, com vários de seus altos magistrados usufruindo de convites para viagens com mordomias e mimos, um claro conflito de interesses inaceitável. Teixeira já era réu de corrupção quando renunciou e passou a capitania hereditária a Marin( preso ontem) e a Marco Polo Del Nero, que sucedeu a Marin, em mais uma eleição com colégio eleitoral viciado, dado que na sua maioria composto pelos presidentes de Federações, que recebem mesada da CBF.
Nestes quase 18 anos de existência, o LANCE! vem defendendo a revolução no brasileiro, demonstrando as barbaridades, o autoritarismo, o puro jogo de interesses desta gente que dá os piores exemplos para a nossa sociedade, na certeza que tinham da absoluta impunidade.
Teixeira renunciou em função de investigação suíça que provou que o ex-dirigente, juntamente com seu ex-sogro, Havelange, havia recebido propina. Agora, Marin vai em cana denunciado pelo departamento de justiça dos EUA. Del Nero e outros ainda estão soltos, embora não se possa acreditar que quem era vice presidente da CBF, mandando em Marin, não estivesse envolvido nas tramóias que sujam de lama mais uma vez a imagem de dirigente brasileiro.
Já passou da hora do Brasil fazer a sua parte!
Esperado
Na Copa, exclamamos que o crescimento do futebol nos EUA era uma grande notícia para o mundo do futebol. Escrevi que o aumento da influência deste poderoso país, deveria influenciar os modos e costumes e a ética na FIFA e que isto seria uma grande notícia. E menos de um ano depois, vem a investigação e denúncias do FBI. Só não esperava que fosse tão cedo!
Celebrando em breve
Alguns jornalistas pagaram o preço de cumprirem seu dever e foram escanteados, pela FIFA e pela CBF nestes últimos anos. Enquanto isto, muitos tiveram benefícios da proximidade com o poder corrupto e corruptor. Destaco a luta de Andrew Jennings, que sistematicamente revelou os crimes de muitos dos que passam a noite no xilindró suíço. Na nossa terra, Juca Kfouri foi incansável, enfrentando inúmeros processo judiciais movidos por Havelange e Teixeira, contra este
LANCE! e contra a Folha de S.Paulo, onde o jornalista segue sua missão civilizatória do esporte nacional. Em breve estaremos brindando esta vitória de uma vida!
2877 visitas - Fonte: Blog Exclamações do Ed