Copa América desfalcará nove times brasileiros (oito da Série A, um da B) (Fotos: LANCE!PRESS)
Seleções começam preparação para a Copa América e já desfalcam times do Brasileirão a partir da quinta rodada. Com nove clubes prejudicados (oito da Série A e um da Série B), LANCE! elabora ranking para definir o ‘peso’ do desfalque de cada atleta para seu clube, levando em conta cinco itens: técnica, liderança, identificação com a torcida, poder de decisão e singularidade no elenco (diz respeito à qualidade dos suplentes).
Gaúchos lideram ranking com duas baixas cada um, mas Santos e Botafogo lamentam perda de capitães e deixam Campeonato Brasileiro esvaziado até a 11ª rodada, possivelmente. Quanto mais estrelas ou pontos (veja abaixo), mais o time sairá lesado com a Copa América. No fim das contas, quem vai pagar o preço de tantos desfalques relevantes?
MUITO PREJUDICADOS
- 21 pontos somou o Internacional. Áranguiz e Geferson farão falta.
- 20 pontos somou o Grêmio. Grohe é grande desfalque. Erazo, menos.
- 19 pontos tem o Santos. Robinho fará muita falta, já Valencia...
PREJUDICADOS
- 18 pontos tem o Flamengo. Armero e Cáceres desfalcarão o time.
- 17 pontos soma o Cruzeiro. Dá pra se virar sem Mena, já Arrascaeta...
- 14 pontos tem o Botafogo. Jefferson é a principal referência da equipe.
POUCO PREJUDICADOS
- 13 pontos soma o Vasco. Martín é importante, mas é única baixa.
- 11 pontos tem o Corinthians. Elias tem substitutos à altura.
- 8 pontos soma o Palmeiras. Time perdeu dependência de Valdivia.
APÓS DOIS ANOS...
Após dois anos de paralisação, o Campeonato Brasileiro será disputado paralelamente à Copa América. Em 2013, por conta da Copa das Confederações, a competição foi interrompida no dia 12 de junho (sexta rodada) e voltou em 6 de julho. No ano passado, por sua vez, devido à Copa do Mundo, o BR-14 foi paralisado dia 1º de junho (nona rodada) e retomado em 16 de julho. Tanto em 2013 quanto em 2014, os torneios de seleções foram sediados no Brasil e, assim, os estádios estavam indisponíveis para os times nacionais.
Como o Brasileirão seguirá sendo disputado durante a Copa América, os clubes já serão desfalcados a partir da quinta rodada. Como a final do torneio de seleções está prevista para 11 de julho, equipes podem perder jogadores até a 11 rodada.
E O GUERRERO?
Anunciado nessa sexta pelo Flamengo, o atacante Paolo Guerrero não está na lista de baixas do Brasileirão porque ainda não ficou à disposição do novo clube. Artilheiro da última edição da Copa América, o jogador de 31 anos se apresentou ontem à seleção do Peru e já iniciou sua preparação para o torneio.
Caso não houvesse a disputa da Copa América neste momento, Guerrero seguiria no elenco do Corinthians até o fim do contrato, em 15 de julho. Sem acerto financeiro para a renovação com o clube que defendeu desde 2012, o peruano rescindiu o vínculo abrindo mão dos salários que tinha a receber e acertou por três anos com o Fla. Ele chega à Gávea após a Copa América.
4080 visitas - Fonte: Lancenet!