A Comissão Disciplinar da Liga Nacional de Basquete denunciou 19 membros da delegação do Palmeiras, entre jogadores e integrantes da comissão técnica, pela briga generalizada com torcedores do São José após o fim da segunda partida dos playoffs do NBB (Novo Basquete Brasil), na última quarta-feira, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos.
Além dos atletas, foram denunciados o próprio Palmeiras, o São José e Luís Inácio Messias, supervisor do São José Basquete. O julgamento pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para o caso está marcado para a próxima terça-feira, 22, às 20h, quando a série já estiver encerrada. O quarto jogo do mata-mata será nesta terça-feira, às 20h, no ginásio Palestra Itália.
Apesar de ter mais atletas denunciados, o Palmeiras é acusado de desrespeitar menos artigos do que o São José. Os jogadores do Verdão irão responder ao parágrafo I do artigo 213 (Desordens em sua praça de desporto) e pelo artigo 257 (Participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente).
Jogadores do Palmeiras vão responder por briga generalizada contra torcedores do São José (Foto: Filipe Rodrigues)
Pelo São José, são cinco acusações diferentes: parágrafo I do artigo 213 (Desordens em sua praça de desporto), parágrafo III do artigo 213 (Lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo), artigo 243-D (Incitar publicamente o ódio ou a violência), artigo 243-F (Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) e artigo 257 (Participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente).
Segundo a Liga, cada atleta será julgado individualmente por sua conduta. Pelo artigo 257, que trata especificamente da briga, a pena prevista varia entre dois e 10 jogos de suspensão. Pelas outras violações, a punição será em multa ou perda de mandos de quadra.
Por telefone, Luís Inácio Messias disse que entrou na confusão apenas para "apaziguar" e que o jurídico do São José está analisando as imagens para montar a defesa. Já a assessoria de imprensa do Palmeiras afirmou que a diretoria do clube só deve se pronunciar na quarta-feira, pois está concentrada no jogo decisivo desta terça-feira.
4797 visitas - Fonte: Globoesporte