Delegacia Móvel estreou no Brasileirão no Dérbi do último domingo (Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press)
O clássico entre Corinthians e Palmeiras, no último domingo, na Arena de Itaquera, teve a estreia da delegacia móvel da Divisão Especial de Atendimento do Turista (Deatur) do Estado de São Paulo. Localizada na área externa do estádio alvinegro, o anexo gerou nove prisões na primeira partida em que entrou em vigor.
Sete cambistas e dois torcedores corintianos, estes flagrados atirando objetos no gramado e na direção da Policia Militar, foram levados para o local. Segundo a informação da Secretaria de Segurança Pública, dos nove presos, seis (cinco cambistas e um torcedor) foram julgados pelo Anexo Judicial de Defesa do Torcedor e terão de cumprir três meses de serviços comunitários. Os cambistas cumprirão a sentença no IML e o torcedor no Corpo de Bombeiros, sempre em horários de jogos do Corinthians no seu estádio. O outro torcedor alvinegro não quis ser autuado pelo Estatuto do Torcedor e irá responder a processo. Já o sétimo cambista será julgado pelo Jecrim (Juizado Especial Criminal), pois não houve tempo para julgamento no anexo.
As novas medidas para conter violência e práticas ilegais em estádios paulistas foram definidas pelo Governo do Estado e agora funcionarão sempre em estádios da capital. O próximo duelo que contará com uma delegacia móvel será o amistoso entre Brasil e México, no Allianz Parque, no próximo domingo. Segundo o secretário Segurança Pública, Alexandre de Moraes, o procedimento será o mesmo do Dérbi.
- Os detidos serão autuados, levados para o promotor, para o juiz, e já serão julgados, sendo que a prestação de serviço à comunidade começa no próximo jogo do time - disse.
O anexo já havia sido utilizado em partidas da Copa do Mundo e no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, além de grandes shows e festivais como Lolapalooza, Tomorrowland, entre outros.
2892 visitas - Fonte: LanceNet!