Drone com camisa do Guaraní-PAR sobrevoou Arena Corinthians (Foto: Miguel Schincariol)
Aos 46 minutos de jogo, logo após Rafael Marques abrir o placar para o Palmeiras no clássico, um drone foi levantado e sobrevoou o gramado da Arena Corinthians. O objeto controlado por controle remoto, semelhante a um pequeno helicóptero, carregava uma camisa do Guaraní-PAR - clube que eliminou o Timão na Libertadores - com a inscrição "HaHaHa". A provocação pode custar caro ao Palmeiras. Usar drone para provocar um rival em campo não foi inédito - e nos outros dois casos houve punição.
Pelo drone ser uma criação nova, ainda não há legislação no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para punir o uso do pequeno helicóptero em estádios de futebol. Porém a provocação pode ser enquadrada em outros artigos, como explica o advogado especialista em direito esportivo João Henrique Chiminazzo.
- O procurador do STJD analisa as imagens e se ele entender que viola normas do CBJD, que trouxe risco aos torcedores e jogadores ou que instigou a violência, pode punir. São tantos artigos que depende da interpretação. A questão é denunciar qual clube? O Corinthians é responsável pela segurança do estádio, mas não tem autonomia pra verificar o que fazem fora de campo. Se o procurador for punir, acredito que optará pelo Palmeiras - analisa.
33309 visitas - Fonte: LanceNet!