Arouca: peça-chave no esquema do Palmeiras
(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Oswaldo de Oliveira já afirmou mais de uma vez que não pretende mudar o esquema tático adotado por ele no Palmeiras desde o início do ano. Além da preferência por ter em campo uma formação rápida e versátil, principalmente do meio para frente, o treinador ganhou um importante reforço nas últimas duas rodadas: o volante Arouca.
Recuperado de lesão muscular, o jogador voltou ao time contra o ASA e foi importante para dar estabilidade ao sistema defensivo – o Verdão não foi vazado nas últimas duas partidas. Mas também para aparecer como elemento surpresa no ataque. Contra o Corinthians, em Itaquera, ele teve liberdade para avançar pelo lado direito e foi um dos destaques da vitória alviverde.
– Isso foi treinado na semana. O Oswaldo deixou o Gabriel mais fixo para nós subirmos e surpreendermos o Corinthians, eu pela direita e o Zé pela esquerda. Ele disse que eu tinha tranquilidade para subir, já que não tinha um centroavante fixo. Era para surpreender pelo meio, tanto que o Zé Roberto fez um gol – afirmou o volante.
Sem um atacante fixo, Oswaldo optou pela entrada de Rafael Marques como referência do sistema ofensivo. Tal opção mexeu com a estrutura da equipe, dando liberdade aos meias e ao volante para se aproximar da área adversária.
Depois de se ausentar do time desde o primeiro tempo da primeira final do Paulistão, Arouca é um dos intocáveis no sistema adotado por Oswaldo de Oliveira, ao lado de Fernando Prass, Lucas, Vitor Hugo e Gabriel. E a preferência por Arouca se justifica em números: com ele em campo, o Palmeiras conquistou 76,19% dos pontos disputados.
– Não sabia dos números, mas fico muito feliz. São apenas números. São os mesmos jogadores atuando, quem entra no meu lugar tenta sempre fazer o mesmo para o Palmeiras vencer. Mas minha adaptação foi boa e eu espero que esse número evolua comigo ou sem mim. Nosso objetivo é o Palmeiras conquistar título sempre – contou.
De volta ao time, Arouca evita falar sobre o futuro da equipe no Campeonato Brasileiro. Mas, depois de elogiar o trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira, o volante enalteceu a força do grupo alviverde e colocou o Palmeiras na briga pelas primeiras colocações.
– Complicado falar o que vai acontecer no fim do ano. Mas tenho uma expectativa muito boa, pelo elenco que foi montado, jogadores contratados a dedo. Deu para perceber que é um grupo que vai ser vitorioso. Os atletas se gostam. A união é muito grande aqui. Esse grupo vai dar muita alegria aos torcedores e para nós mesmos. Vamos buscar algo muito bom – afirmou.
2841 visitas - Fonte: Globo Esporte