Paolo Guerrero e Alecsandro, nomes importantes no cenário do futebol brasileiro, acertaram transferências para novos clubes na última semana. A chegada do peruano no Rio de Janeiro, onde deverá ser titular absoluto, abriu oportunidade para a ida de Alecgol para o Palmeiras - que também havia demonstrado interesse em Guerrero. Em meio a este troca-troca de camisas 9, resolvemos analisar os números destes dois centroavantes para ver quem levou a melhor nas contratações.
Levamos em conta apenas os anos de 2014 e 2015, de acordo com os números fornecidos pelo site? Footstats:
Alecsandro leva a melhor durante toda a temporada 2014, mas tem retrospecto pior que Guerrero se for considerado apenas o Brasileirão. Durante todo o ano, o novo centroavante do Palmeiras marcou 21 gols em 46 jogos. Enquanto isso, o reforço do Flamengo fez 16 gols em 45 partidas com a camisa do Timão. Apenas no Campeonato Brasileiro, o peruano leva a melhor. Guerrero fez 12 gols em 28 partidas contra 7 gols em 24 jogos de Alecsandro.
Os dois tem números parecidos quando se fala em assistências. Novamente, fica claro que Alecgol destacou-se mais no Campeonato Carioca - onde deu 5 passes para gol. Ao todo, foram 8 na temporada (dois no Brasileirão). Guerrero deu 5 assistências durante todo o ano, mas três delas foram o Brasileiro - número superior ao de Alecsandro.
Na temporada de 2015, os atletas também apresentam desempenho bastante similar. Guerrero dessa vez leva a melhor, com 12 gols em 19 partidas, enquanto Alecsandro marcou 11 vezes em 22 jogos. Mais importante no jogo do Corinthians do que Alecsandro no do Flamengo - onde passou parte do ano no banco de reservas - Guerrero deu 4 passes para gol enquando Alecsandro fez apenas uma assistência.
Os números apontam para uma tendência que se confirma quando se analisa os mapas de calor dos jogadores. Paolo Guerrero é mais participativo do que Alecsandro. O peruano cria mais espaços e dá mais possibilidades de jogadas para seus companheiros. Alecsandro tem virtudes diferentes, mas que podem ser igualmente eficientes dependendo do esquema de jogo. O novo centroavante do Verdão é um mestre do posicionamento e da finalização com apenas um toque na bola - a marca registrada de qualquer centroavante.
E aí, quem será que levou a melhor? Palmeiras com Alecsandro ou Flamengo com Guerrero. Resta esperar até o final do Brasileirão 2015 para analisar novamente os números dos centroavantes.
4848 visitas - Fonte: 90min