Cleiton Xavier teve seu auge pelo Palmeiras com gol marcado contra Colo-Colo em 2009
Há dois clubes brasileiros em que Cleiton Xavier construiu reputação de ídolo, e eles se enfrentam neste domingo em Florianópolis. Figueirense x Palmeiras poderia ser um jogo especial para um dos mais festejados reforços palmeirenses de 2015. Mas, no sexto mês da temporada, Cleiton não conseguiu sair do banco. Aqui você vê tudo sobre o jogo.
Dificuldades com documentação na chegada ao Palmeiras e duas lesões musculares impediram que o jogador deslanchasse. Até aqui, Cleiton Xavier tem seis partidas realizadas no ano, sempre como reserva. Seu único momento de destaque foi em 45 minutos no clássico com o Corinthians pela semifinal do Campeonato Paulista. E mesmo assim não foi o suficiente para ele alcançar melhor sequência.
A volta ao Estádio Orlando Scarpelli, quem sabe, seja um estímulo para Cleiton Xavier. Foi no empréstimo ao Figueirense em 2007 e 2008 que ele ganhou projeção nacional, aos 23 anos. Já na chegada conduziu o novo clube ao vice da Copa do Brasil. É o melhor resultado da história do Figueirense. No ano seguinte, Cleiton brilhou com 24 gols em 56 partidas, mas não impediu a queda à Série B e xingamentos de "pipoqueiro" porque estava acertado com o Palmeiras.
Chegar com impacto também foi a marca da primeira passagem no Palestra Itália, com cinco gols nos cinco primeiros jogos pelo clube, fato raro só alcançado por Humberto Tozzi e Tupãzinho. Pouco depois, pela fase de grupos da Copa Libertadores, Cleiton Xavier fez um gol até hoje lembrado pelos palmeirenses nos acréscimos de duelo com o Colo-Colo. Foi por momentos como esse que, a cada ano, a volta dele ao Palmeiras era especulada desde a saída para a Ucrânia, em 2010.
Até aqui, Cleiton não conseguiu manter o nível alto que tinha desde 2007, com Figueirense, Palmeiras e Metalist-UCR. Na chegada, ele não foi inscrito no Campeonato Paulista porque a documentação não estava pronta. Agora, depois de duas lesões, é apontado por Oswaldo de Oliveira como o substituto de Valdivia. O chileno está na Copa América, mas o contrato está na reta final.
"Tenho muito cuidado para falar e utilizar o Cleiton. Sentimos que ele estava se readaptando após tanto tempo na Ucrânia e, quando estava mais solto e tranquilo, se contundiu. Passou agora novamente por um por um processo de recondicionamento e ainda precisa progredir. Vamos observar e procurar, dessa vez, fazer a coisa de uma forma que não tenha mais interrupção, que ele prossiga na equipe por mais tempo, sem risco", disse Oswaldo de Oliveira recentemente.
Na última quinta-feira, a entrada de Cleiton Xavier no lugar do atacante Kelvin fez o treinador ser criticado. O Palmeiras vencia o Internacional por 1 a 0 e Oswaldo, ao retirar um ataque e tentar aumentar o controle de bola da equipe, atraiu o adversário para o campo de seu time, que sofreu o empate.
Neste domingo, Oswaldo repetirá a mesma formação na visita a Florianópolis e só troca o lateral Lucas pelo reserva Ayrton. Um dos reforços que mais gera expectativa no Palmeiras, Cleiton Xavier, mais uma vez, estará no banco de reservas, De acordo com o treinador, por pouco tempo.
5895 visitas - Fonte: Uol Noticias