Oswaldo de Oliveira está ameaçado
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras / Divulgação
Oswaldo de Oliveira está na corda bamba no Palmeiras. Com apenas uma vitória em cinco rodadas no Campeonato Brasileiro e perto da zona de rebaixamento, o técnico sofre pressão da torcida e de dirigentes. A derrota para o Figueirense no último domingo piorou a situação do comandante. Você, palmeirense, demitira o atual treinador?
Obviamente, a saída de Oswaldo leva tanto a benefícios quando a aspectos negativos. O Terra separou alguns abaixo, mas você pode contribuir com suas opiniões nos comentários ao fim da página.
Pontos positivos da saída de Oswaldo:
- Irregularidade e falta de padrão
O Palmeiras atual é capaz de fazer dois grandes jogos contra o Corinthians em plena arena de Itaquera, mas também consegue ser o único a ceder ponto para o Joinville, lanterna do Campeonato Brasileiro. A irregularidade também afeta o time em casa: não conseguiu vencer nenhuma partida no Allianz Parque na Série A, o que irrita muito a diretoria alviverde.
- Insatisfação de jogadores
Alguns jogadores do elenco já começam a deixar, mesmo nas entrelinhas, sinais de insatisfação com o técnico. Cleiton Xavier é um deles: apesar de Oswaldo dizer que o jogador não está 100%, o meia afirmou no último domingo que precisa apenas de ritmo de jogo e mais tempo em campo como titular.
- Marcelo Oliveira no mercado
Não é fácil trabalhar sob a sombra de Marcelo Oliveira. A demissão do técnico pelo Cruzeiro na última semana aumentou a pressão sobre Oswaldo. Além de um grande nome disponível no mercado, o técnico bicampeão brasileiro tem ótima relação com Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras com quem trabalhou por dois anos em Minas. Mas o Palmeiras que se prepare: o salário do ex-cruzeirense seria bem maior do que o recebido pelo atual técnico.
- Jogadores não param de chegar e sair
Este não é somente “culpa” de Oswaldo de Oliveira, mas também da diretoria. Em pleno meio do ano, o Palmeiras ainda não definiu um elenco para o técnico trabalhar. O comandante pediu a chegada de Fellype Gabriel recentemente e também ganhou o ex-flamenguista Alecsandro. Por outro lado, pode perder Alan Patrick.
- “Choque” no time
Oswaldo faz repetidas reuniões com elenco, mas equipe não melhor
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras / Divulgação
É óbvio: uma troca de comando técnico normalmente causa um “choque” no elenco. Alguns jogadores que mostram pouca aplicação nos últimos duelos podem render mais e assim vai. Contudo, o inverso também pode ocorrer.
Pontos negativos da saída de Oswaldo:
- Campanha no Paulista
Foto: Reginaldo Castro / Gazeta Press
Torcedor palmeirense, ao fim do empate com o Atlético-PR em casa pela última rodada do Brasileiro, no qual foi salvo de rebaixamento pelo rival Santos, você imaginaria que poucos meses depois o time alviverde eliminaria o Corinthians em uma semifinal do Paulista e quase chegaria ao título do torneio? Pois é, sob o comando do técnico e com um elenco reformulado, o Palmeiras voltou a uma final de Estadual após sete anos.
Demitir um técnico com apenas seis meses de trabalho vai contra tudo o que Paulo Nobre – e até o futebol atual – prega. A queda do técnico mostraria falta de planejamento da diretoria alviverde. A lenda Sir Alex Ferguson, por exemplo, só levou o primeiro título no Manchester United três anos após suas chegada. Custa ter paciência e “deixar o homem trabalhar”? Oswaldo ainda sofre com a remontagem completa de um time – foram 23 reforços apenas neste ano – e sempre garantiu que a equipe começaria a estar pronta em agosto.
- Lesões dificultam trabalho
Desde o começo de seu trabalho pelo Palmeiras, nem sempre Oswaldo de Oliveira conseguiu contar com todos os jogadores à disposição. Jackson, Arouca, Cleiton Xavier, Rafael Marques, Cristaldo, Mouche, Valdivia, todos já passaram pelo departamento médico. Em coletiva, o técnico chegou a citar que 32 jogadores se machucaram ao longo da temporada.
- Conhece o elenco
Oswaldo de Oliveira e Alexandre Mattos tentam recuperar a autoestima do grupo
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras / Divulgação
Uma coisa é certa: o atual elenco do Palmeiras tem muito da mão de Oswaldo de Oliveira. O treinador participou ativamente da montagem do time no início da temporada e ao longo do ano. Aranha, Lucas, Gabriel, Arouca, Fellype Gabriel e Rafael Marques são alguns dos atletas que já tinham trabalhado com o técnico anteriormente. Seria certo demitir alguém com tamanho conhecimento do time?
- Ousadia
De pelo menos uma coisa o torcedor palmeirense não pode reclamar de Oswaldo: a ousadia. O treinador já chegou a jogar com apenas um volante e costuma sempre fazer alterações que visam o ataque. O termo “retranqueiro” passa longe da alcunha do técnico. No entanto, ao mesmo tempo as substituições do comandante também mostram falta de repertório tático e nem sempre se mostram eficazes – o treinador costuma povoar o ataque de maneira desordenada, e o time chuta pouco a gol.
4728 visitas - Fonte: Terra