Se você é um internauta fã de Neymar e seguidor do craque nas redes sociais, certamente conhece Gustavo Almeida, um dos amigos inseparáveis do atacante do Barcelona. Mais do que parceiros de infância, eles também jogaram futsal e futebol de base juntos dos sete aos 15 anos, defendendo Portuguesa Santista, time da Segunda Divisão paulista, e Santos. Todos conhecem a sequência da história do principal jogador da Seleção para a Copa do Mundo, mas a trajetória de Gustavo na bola se encerrou aos 18 anos.
À época ele decidiu parar pela falta de oportunidades. Preferiu se dedicar aos estudos. Agora, quatro anos depois, com a chance de atuar pela AD Guarujá, também da Segunda Divisão, ele resolveu tentar novamente e retomou a carreira de jogador, como volante.
– O Guarujá me deu a chance de voltar e eu dei a oportunidade de o time fazer amistosos e estar mais na mídia. Essa volta foi boa para os dois lados, mas mais para mim porque eles me deram a oportunidade. Tenho qualidade, mas ainda não estou na forma ideal. É um começo e farei de tudo para dar certo – disse.
Incentivado por uma lista de famosos como o próprio Neymar, o cantor Thiaguinho e o volante Luiz Gustavo, do Wolfsburg e da Seleção, entre outros, Gustavo voltou ao futebol com um sonho: atuar novamente ao lado do parceiro de infância, mas agora profissionalmente. Ainda distante de concretizar este desejo, ele usa o também volante Paulinho, do Tottenham e da Seleção, como exemplo.
– Há alguns anos, o Paulinho estava nessa mesma divisão em que estou (pelo PAEC, atualmente Audax) e hoje está na Copa. Sei que tudo é de degrau em degrau para um dia chegar a jogar em alto nível. Falo brincando que se um dia chegar a jogar de novo com o Neymar, mesmo no fim da carreira, será o dia mais feliz da minha vida. É claro que hoje é outra realidade, mas tudo pode acontecer – disse.
Retomando a carreira, Gustavo teve de mudar a rotina. A vida social intensa de quem é próximo a um astro deu lugar aos treinamentos e alimentação regrada. A mudança de postura e a boa forma física repentina, inclusive, causaram espanto a amigos que não sabiam do retorno dele aos gramados.
Mosaico Gustavo e Neymar (Foto: Reprodução/Instagram)
Estreia "indigesta"
Após iniciar a pré-temporada com o AD Guarujá, Gustavo foi relacionado para enfrentar o Taboão da Serra, no último sábado, na Arena Barueri, mas não entrou em campo (o time perdeu por 1 a 0). Por isso, ele fez a sua “estreia” como profissional na última terça-feira à tarde. O jogador defendeu a equipe da Baixada Santista em jogo-treino contra o Palmeiras, na Academia de Futebol, centro de treinamento alviverde.
Com boa parte dos titulares, o Verdão venceu por 2 a 0 nos dois primeiros tempos – a atividade teve uma terceira etapa, em que as duas equipes foram muito modificadas. Logo no primeiro teste, ele teve a tarefa de marcar Valdivia. Naturalmente o chileno levou a melhor, mas Gustavo não aliviou e até o derrubou em jogada que o meia recebeu rápido atendimento médico.
– Dei uma chegadinha, né (risos), mas foi um lance normal de jogo. No começo até pensei: “Caramba, estou marcando o Valdivia”. É uma emoção diferente, porque ele deve ir para a Copa (pelo Chile). Também tinha o Lúcio, pentacampeão, enfim, enfrentar esses jogadores é uma satisfação. Ele é muito inteligente e acha fácil o espaço. É complicado de marcar, mas foi um aprendizado enorme taticamente e fisicamente. Foi um sonho realizado – comemorou.
Depois do jogo-treino, Gustavo conversou com Serginho, outro amigo de infância de Santos, e Alan Kardec, conhecido entre 2011 e 2012, tempo em que o centroavante atuou pelo Peixe.
– Tenho um carinho grande por ele. Tem de persistir, ter muita vontade e correr atrás. Ele tem todo o nosso apoio e incentivo. Ele tocou na bola, se movimentou bem e tem qualidade. Mas no futebol você tem de se dedicar demais – aconselhou Kardec.
– Sempre brinquei com o Neymar dizendo que não virei jogador porque não tive oportunidade. Agora ele disse que tenho a chance. Vai ter cobrança dele, maseu já disse para deixar comigo. Depende só de mim – finalizou Gustavo.
7593 visitas - Fonte: Globoesporte