Marcelo Oliveira bicampeão brasileiro com o Cruzeiro 2013-14 (foto: Daniel Oliveira)
Não é a primeira vez que o Palmeiras troca de treinador com o Campeonato Brasileiro em andamento e aposta em um atual campeão nacional para disputar o título mais cobiçado do país. Marcelo Oliveira, que já aceitou a proposta do Verdão e será anunciado em breve pelo clube, "repete" o que fez Muricy Ramalho há seis anos no Palestra Itália.
Há diferenças, é claro. Um mês após ser demitido do São Paulo, o então desempregado Muricy assumiu o Palmeiras em 21 de julho de 2009: era o atual tricampeão brasileiro. A principal diferença é que o ex-são-paulino pegou um time em alta, que tornou-se líder do Brasileirão logo em sua estreia. Jorginho era o técnico interino, após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, com cinco vitórias e um empate.
Muricy estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no Palestra Itália, em 29 de julho daquele ano, fazendo o Verdão isolar-se na liderança do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos, na 15ª rodada. O treinador não conseguiu manter o Palmeiras no topo. A equipe acabou perdendo o título e a vaga na Libertadores na reta final, terminando na quinta colocação.
(Muricy em sua estreia pelo Palmeiras em 2009, no Palestra Itália)
Marcelo Oliveira, atual bicampeão nacional, também poderia estrear pelo Alviverde em casa, contra o mesmo Fluminense, adversário de domingo, às 16h, no Allianz Parque. Mas a tendência é que o treinador, demitido pelo Cruzeiro em 2 de junho, ainda não vá para o banco de reservas. O técnico interino Alberto Valentim deve dirigir o Verdão contra o Flu. Muricy, antes de estrear, também viu uma partida apenas dos camarotes: foi a Presidente Prudente acompanhar a vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o Corinthians, com três gols de Obina.
Ao contrário de Muricy há seis anos, Marcelo terá de contornar a pressão para levantar o Palmeiras, que fez apenas seis pontos em seis rodadas com Oswaldo de Oliveira. O Verdão é o 15º colocado na tabela.
Cleiton Xavier é o único atleta do elenco de 2009 que faz parte do grupo em 2015. O meia, aliás, foi decisivo com passe para Diego Souza, autor do gol da vitória na estreia de Muricy, que teve mais de 16 mil pagantes no Palestra. Luiz Gonzaga Belluzzo era o presidente alviverde na época.
Muricy Ramalho caiu no São Paulo em 2009 motivado por fracasso na Copa Libertadores, mesmo fator que derrubou Oliveira na Toca da Raposa.
5217 visitas - Fonte: LanceNet!