Alberto Valentim comandará o Palmeiras no domingo, contra o Fluminense.(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Após a demissão do técnico Oswaldo de Oliveira, na última terça-feira, o Palmeiras será comandando pelo auxiliar Alberto Valentim, no domingo, contra o Fluminense, às 16h (horário de Brasília), na arena do Verdão, pela sétima rodada do Brasileirão. Embora não seja um técnico efetivo, ele tem experiência e comando sobre o elenco - já mostrou isso quando foi chamado a assumir a equipe.
Valentim faz parte da comissão técnica permanente do clube. Ele é muito próximo dos jogadores e é respeitado pelo grupo. Isso porque costuma sempre conversar e procurar ajudar a todos os atletas.
Por ter encerrado a carreira há pouco tempo, Valentim tem facilidade para entender e lidar com os jogadores. Por isso, participa das brincadeiras do elenco com frequência, na Academia e nas viagens. Por outro lado, na hora da preleção do técnico, por exemplo, é mais reservado e só fala quando tem alguma informação sobre o adversário ou algum atleta específico.
Outro fator que faz Valentim ter muita proximidade com o elenco é que ele participa de muitas atividades como atleta. É comum o treinador completar os treinos em campo reduzido e fazer cruzamentos nos trabalhos de finalizações, por exemplo. Valentim é visto como competitivo nesses momentos, o que agrada aos agora seus comandados. Também é normal vê-lo brincando com os jogadores na Academia de Futebol.
A presença de Alberto Valentim no comando do traz boas recordações aos torcedores. No ano passado, ele assumiu o time após a queda de Gilson Kleina e dirigiu o Verdão em seu melhor momento no Brasileirão. Antes da parada para a Copa do Mundo, conseguiu quatro vitórias, um empate e duas derrotas, chegando até ao G-4 da competição.
À época, muita gente defendia que continuasse como treinador efetivo, mas foi substituído por Ricardo Gareca. Depois da saída do argentino, Valentim comandou o time mais uma vez, em setembro, e foi derrotado.
O interino se destacou como jogador no Atlético-PR e no futebol italiano. Ele se aposentou em 2010 e foi contratado como auxiliar do Palmeiras em 2014.
3792 visitas - Fonte: Ge