Paulo Maluf, ex-governador e prefeito de São Paulo, não perdeu a chance de discursar ao lado de Nobre
Paulo Nobre não concedeu entrevista ao inaugurar o busto do ex-goleiro Oberdan Cattani e descerrar a placa da nova rua Palestra Itália. O presidente do Palmeiras fez apenas dois rápidos discursos na manhã desta sexta-feira e ganhou cumprimentos de Paulo Maluf, ex-governador e prefeito de São Paulo.
Fundado como Palestra Itália em 1914, o clube foi obrigado a mudar de nome durante a Segunda Guerra Mundial, já que o Brasil combateu junto aos Aliados. Eu seu primeiro jogo como Palmeiras, o time venceu o Campeonato Paulista 1942 ao bater o rival São Paulo.
Como parte das festividades pelo centenário, o clube idealizou a mudança de nome de um trecho da rua Turiassu para Palestra Itália, projeto abraçado pelos vereadores palmeirenses. Diante da sede da agremiação, Paulo Nobre celebrou a homenagem e em seguida cantou o hino do Palmeiras.
“A cidade de São Paulo faz uma correção histórica, porque o Palestra Itália foi violentado a trocar de nome por motivos meramente políticos. Esse é um presente à comunidade italiana e a todos os 16 milhões de palmeirenses. São poucos os que podem morar em uma rua que leva seu próprio nome”, disse Nobre.
Após o descerramento da placa, o grupo de torcedores, dirigentes, sócios e vereadores seguiu para as dependências do clube. Em 12 de junho, data em que Oberdan Cattani completaria 96 anos, o Palmeiras finalmente inaugurou o busto em homenagem ao ex-goleiro, falecido em 2014.
“O Oberdan foi um dos maiores ídolos, um dos maiores jogadores que passaram por esse time centenário, o último a ter jogado no Palestra e no Palmeiras. Estamos aqui fazendo uma correção histórica”, repetiu Nobre ao lado da estátua dedicada ao ex-goleiro.
Oberdan fez 351 jogos pelo Palmeiras de 1941 a 1954, período em que foi tetracampeão paulista, ganhou o Rio-São Paulo e a Copa Rio, o último com status de Mundial. Ele encerrou a carreira no Juventus e chegou a enfrentar o ex-time, o que acabou usado indevidamente como justificativa para descartar a construção de um busto em sua homenagem ao longo dos anos.
Paulo Maluf, ex-governador e prefeito de São Paulo, chegou ao clube na parte final dos eventos. Ele é próximo de Antonino Jesse Ribeiro, um dos quatro vice-presidentes do Palmeiras, e, após ser recebido por Paulo Nobre, não perdeu a oportunidade de discursar sobre a rua Palestra Itália.
“É uma justíssima homenagem. Ninguém contribuiu mais para o progresso da cidade de São Paulo que o imigrante italiano, que trabalhou, realizou, produziu e fez parte da história de São Paulo, que é o Palmeiras. Parabéns a você, meu querido Paulo Nobre”, afirmou.
3372 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva