22 de Mattos tiraram lugar de jovens no Palmeiras. M.Oliveira pode devolver

13/6/2015 07:24

22 de Mattos tiraram lugar de jovens no Palmeiras. M.Oliveira pode devolver

22 de Mattos tiraram lugar de jovens no Palmeiras. M.Oliveira pode devolver

A campanha de 2014 do Palmeiras não foi boa, mas teve pelo menos um lado positivo: alguns jogadores da base subiram para o profissional, e ajudaram a equipe a evitar o rebaixamento. Ficou a sensação de que, com um time mais competitivo, os jovens palmeirenses poderiam se desenvolver e conquistar um lugar na equipa. Com a chegada de Alexandre Mattos e seus 22 reforços, porém, aconteceu algo oposto: os garotos perderam muito espaço. Marcelo Oliveira, novo treinador alviverde, tem o perfil de quem pode mudar isso.



O "desaparecimento" dos pratas da casa começa pelo gol: Fábio atuou em várias partidas no ano passado, como reserva de Prass, mas cometeu algumas falhas. Em 2015, virou o quarto goleiro, atrás do titular, de Aranha e Jailson.



O lateral esquerdo Victor Luis, por outro lado, apareceu bem no ano passado, atuando tanto em sua posição como de volante. O Palmeiras, porém, contratou três jogadores que atuam pela esquerda (Egidio, João Paulo e Zé Roberto), emprestando Victor para o Ceará (onde já está Vinicius, outro jovem alviverde). O zagueiro Nathan é outro que chegou a ser convocado para as seleções brasileiras de base ano passado – nesta temporada, chegaram Vitor Hugo, Victor Ramos e Jackson (Mattos ainda busca mais um reforço) – e o jovem praticamente nao entrou em campo, atuando só alguns minutos pela Copa do Brasil.



Wellington, há mais tempo no clube, também está em segundo plano. Foi submetido a uma prova de fogo no Paulistão – improvisado na lateral esquerda nas semifinais, diante do Corinthians, no Itaquerão. Foi seguro, passou no teste, mas nem assim voltou a ter chances com Oswaldo de Oliveira.



O volante Renato foi emprestado ao Joinville – Andrei Girotto e Amaral, reforços contratados em 2015, permaneceram. As exceções ficam por conta de João Pedro – é o reserva de Lucas na lateral direita – e Gabriel Jesus, que, aos poucos, vai ganhando oportunidades.



Para as promessas que ficam no time, entretanto, as coisas podem mudar em breve. Marcelo Oliveira, que assume o Palmeiras na semana que vem, tem com uns dos traços marcantes de sua trajetória a utilização das categorias de base nos clubes por onde passou.



Oliveira começou sua carreira como técnico trabalhando com jovens, na formação de atletas do Atlético-MG, onde ficou por quatro anos, atém 2007. Seis anos depois, começaria o melhor trabalho de sua carreira no Cruzeiro, onde foi bicampeão brasileiro.



No clube mineiro, a utilização dos jovens rendeu muitos frutos. Em 2013, lançou o lateral Mayke, que acabaria sendo um dos melhores de sua posição no Brasileirão. Lucas Silva se tornou titular absoluto no meio e acabou negociado com o gigante Real Madrid, da Espanha.



Também despontaram sob seu comando o atacante Vinicius Araújo, que acabou negociado com o Valencia, da Espanha, e o meia Alisson, ainda no elenco cruzeirense. Antes de sua demissão neste ano, O comandante continuava relacionando jovens como Judivan, o volante Eurico e o zagueiro Alex. O também volante Bruno Edgar, comparado pelo próprio Marcelo a Ramires, do Chelsea, era outra aposta.



Se vários dos jovens cruzeirenses se firmaram, os do Palmeiras ainda naõ tiverem oportunidade de mostrar seu trabalho fora de uma situação de extrema pressão como uma luta contra o rebaixamento. Com Oswaldo de Oliveira, os sinais indicavam que essas oportunidades poderiam ficar para 2016. Com Marcelo Oliveira, quem sabe, a situação mude.







4224 visitas - Fonte: Uol Noticias

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qua - 21:35 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Portuguesa

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
0 X 1
Palmeiras
Fluminense