Juan Carlos Osorio no treino do São Paulo (Foto: Ale Cabral/Lancepress)
Juan Carlos Osorio fez pelo São Paulo em dois jogos o que Ricardo Gareca não fez pelo Palmeiras em nove. Na comparação dos dois últimos técnicos estrangeiros que dirigiram equipes em São Paulo, o colombiano já conquistou mais pontos do que o argentino em jogos do Campeonato Brasileiro: seis a quatro.
Osorio fez seis pontos nos seus dois primeiros jogos à frente do Tricolor, com vitórias sobre o Grêmio (2 a 0), no Morumbi, e Chapecoense (1 a 0), no último sábado, na Arena Condá. Ainda não sofreu gols e já foi comparado a Pep Guardiola e José Mourinho pelo capitão Rogério Ceni.
Já Ricardo Gareca disputou nove jogos pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro do ano passado. Foram sete derrotas, um empate e apenas uma vitória, contra o Coritiba. O aproveitamento foi terrível: 14,8% dos pontos disputados. No geral, o argentino não teve melhor sorte. Ficou 13 jogos no comando, e conquistou quatro vitórias, um empate e oito derrotas, aproveitamento de 33%, sendo demitido com menos de dois meses de trabalho.
Ricardo Gareca, em treino do Palmeiras no ano passado
Pesaram contra Gareca a adaptação ao futebol brasileiro, as indicações de quatro argentinos (Tobio, Allione, Cristaldo e Mouche) que não deram certo na época, a fragilidade do elenco que tinha em mãos e a pouca tolerância da diretoria do Palmeiras, que o demitiu pouco depois para contratar Dorival Júnior.
A chegada do novo técnico não mudou o panorama e ele deixou o clube no fim do ano brigando contra o rebaixamento no Brasileioro até a última rodada.
Não foi o caso do Internacional, por exemplo. O clube do Rio Grande do Sul suportou a pressão inicial por maus resultados do uruguaio Diego Aguirre e colheu os frutos. Aguirre, com postura semelhante à de Osorio, apostando em rodízio de jogadores, foi campeão gaúcho e levou o time à semifinal da Copa Libertadores. No Brasileiro, em sete jogos, conquistou nove pontos.
Juan Carlos Osorio chegou ao São Paulo há duas semanas e assinou contrato de dois anos. Ele tem 53 anos e estava no Atletico Nacional, pelo qual conquistou seis títulos.
Tem perfil de estudioso, por ter diversos cursos sobre futebol nos Estados Unidos e Na Europa. Trabalhou por seis anos como auxiliar do Manchester City (ING).
Já Ricardo Gareca atualmente treina a Seleção do Peru, que neste domingo estreia na Copa América contra o Brasil. Antes do Palmeiras, ele vinha de ótimo trabalho no Vélez Sarsfield (ARG), sendo bicampeão argentino.
3678 visitas - Fonte: Lancenet!