Marcelo teve aproveitamento maior que 80% com o Cruzeiro em 2014
Foto: Ari Ferreira / Lancepress!
Se o Palmeiras acha difícil pontuar no Campeonato Brasileiro em casa, a situação pode estar perto de mudar. Com um aproveitamento invejável dentro dos seus domínios nos últimos trabalhos de sucesso que teve, o técnico Marcelo Oliveira já avisou quer que o torcedor compareça para que o Palmeiras comece a transformar o Allianz Parque em um estádio temido pelos adversários.
Os números do Palmeiras na nova casa pelo Campeonato Brasileiro não são animadores. Desde que foi aberto no final do ano passado, o clube só venceu uma vez no Allianz Parque pelo torneio nacional, justamente contra o Fluminense no último domingo. Já Marcelo se destacou por ser quase imbatível com o Cruzeiro em casa, e trata de fazer o estádio palmeirense ser seu novo caldeirão.
“Vamos aproveitar nossa casa em um campeonato tão importante quanto o de pontos corridos. É arregaçar as mangas, trabalhar muito, porque a força do trabalho e a força da união é o que nos levará aos títulos que disputaremos”, disse o treinador em sua apresentação.
O desejo de trazer o torcedor tem um motivo: o forte aproveitamento em casa foi o que garantiu o bicampeonato brasileiro ao Cruzeiro . Em 2013, o aproveitamento como mandante foi de 78,9%, com apenas duas derrotas e três empates. No ano passado, o aproveitamento foi ainda melhor, de 82,4%, com duas derrotas e dois empates. Neste início de Brasileiro, o Palmeiras já tem dois empates e uma derrota em casa.
Outro caso de sucesso foi no Coritiba. No histórico time campeão paranaense em 2011, Marcelo venceu todas em casa. Campeão invicto naquele ano, os dois empates sofridos foram fora de casa. No ano seguinte, o Coritiba foi bicampeão também sem perder em casa.
“É muito Importante o estádio, o crescimento do Avanti (programa de sócio-tocedor) é impressionante, o quanto a torcida crê no time e o quanto ajuda. A gente conta com essa parceria. Essa experiência no Cruzeiro mostrou que é importante alto aproveitamento em casa. Para isso precisamos de apoio da torcida, e para termos isso precisamos de um time envolvente”, explicou Marcelo.
O Palmeiras mantém uma das melhores médias de público do Brasil desde a abertura de seu novo estádio. Além disso, o seu programa de sócio-torcedor é um dos que mais cresceu no ano - na última terça, virou o sétimo maior do mundo . O Internacional é o time brasileiro com mais sócio-torcedores.
Mas nem tudo é perfeito. No Vasco em 2012, seu pior trabalho recente, o técnico conseguiu apenas duas vitórias em dez partidas antes de ser demitido. Ambas, pelo menos, foram conquistadas em São Januário.
Agora resta saber como será no Allianz Parque. O primeiro desafio já será um teste difícil para o novo comandante. O primeiro jogo de Marcelo Oliveira em sua nova casa será exatamente o clássico contra o São Paulo . Ali o palmeirense poderá saber se e sina do estádio com o Campeonato Brasileiro de fato chegou ao fim.
4431 visitas - Fonte: TERRA