Marcelo Oliveira comanda o Palmeiras pela 1ª vez no sábado (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Grêmio e Palmeiras são dois dos sete clubes que já trocaram de treinador durante este Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 21h, em Porto Alegre, gaúchos e paulistas se enfrentam na Arena Grêmio pela oitava rodada buscando dar tranquilidade aos seus novos comandantes para a sequência da temporada.
Depois de um início irregular, o Tricolor resolveu abandonar o projeto de Luiz Felipe Scolari e apostar no ex-lateral Roger Machado. A mudança de comando ocorreu após as primeiras duas rodadas. Com um empate e uma derrota, Felipão deixou o cargo – atualmente já está na China, para ser o técnico do Guangzhou Evergrande.
Roger já conseguiu modificar algumas características da equipe. A principal mudança foi a intensidade, tão pedida e cobrada em treinamentos. O Grêmio busca a segunda vitória consecutiva em casa neste sábado, para confirmar o bom retrospecto dentro da arena tricolor e se aproximar do G-4 do Brasileirão. Vai esperar até o último momento para contar com Giuliano e Pedro Rocha.
Roger tenta fazer o Grêmio vencer pela 2ª vez seguida em seu estádio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Quando viu a equipe se aproximar da zona de rebaixamento, a diretoria do Verdão também optou pela troca de treinador. Oswaldo de Oliveira foi demitido após seis meses de trabalho e Marcelo Oliveira, ex-Cruzeiro, atual bicampeão nacional, foi contratado. Ele estreia neste sábado, na capital gaúcha.
Na rodada passada, sob o comando do interino Alberto Valentim, o Palmeiras conseguiu vencer pela primeira vez no Brasileiro – 2 a 1 sobre o Fluminense, também o primeiro triunfo na nova arena pela competição nacional desde a inauguração, em novembro.
Raphael Claus (SP-Fifa) apita a partida, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rafael da Silva Alves (RS). Na TV, assista pelo SporTV (menos RS) ou pelo PFCI (com Jota Júnior e Wagner Vilaron). O GloboEsporte.com também acompanha o duelo em tempo real e com vídeos.
AS ESCALAÇÕES
Grêmio: Roger vai esperar até o último instante para saber se contará com Giuliano e Pedro Rocha, ambos com problemas físicos. A tendência é que apenas um deles entre em campo. Assim, o atacante Yuri Mamute deve atuar. O restante da equipe se mantém o mesmo da vitória sobre o Atlético-PR. O time terá Tiago; Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano (Pedro Rocha) e Yuri Mamute; Douglas e Luan.
Palmeiras: Marcelo Oliveira não deve fazer alterações táticas na equipe, mas já testou algumas mudanças entre os titulares. A tendência é que o Verdão entre em campo com Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel e Arouca; Dudu, Robinho e Rafael Marques; Alecsandro.
QUEM ESTA FORA
Grêmio: Inicialmente, Roger não teria Giuliano, que teve lesão muscular constatada. Mas o meia foi relacionado e participou do último treino. O mesmo aconteceu com Pedro Rocha, que tinha dores musculares, mas será reavaliado minutos antes do jogo. Ambos são dúvidas e ainda têm chances de atuar. O volante Ramiro e o zagueiro Gabriel continuam no departamento médico. Marcelo Grohe e Erazo estão com as seleções brasileira e equatoriana na Copa América.
Palmeiras: Jackson (lesão muscular), Valdivia (com o Chile na Copa América), Gabriel Jesus, João Pedro (disputam o Mundial Sub-20 com a seleção brasileira), Mouche e Allione (estão em fase de recondicionamento após cirurgia no joelho).
PENDURADOS
Grêmio: Marcelo Grohe, Marcelo Oliveira, Rafael Galhardo e Yuri Mamute.
Palmeiras: Egídio, Leandro Pereira e Valdivia.
3639 visitas - Fonte: Ge