Valdivia foi um dos destaques da Copa América (Foto:Martin Bernetti/AFP)
Além da goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia e a classificação para as quartas de final na Copa América, a seleção chilena viu ainda a sua equipe alcançar duas marcas históricas. Uma é do meia Valdivia, do Palmeiras. Pela primeira vez em uma partida da competição continental um jogador deu passes para dois gols. O outro foi do meia David Pizarro. Ao entrar em campo, ele é o atleta da Roja com maior diferença de tempo entre a estreia e a nova partida.
No caso de Valdivia, o seu primeiro passe foi no gol de Sánchez, em que o atacante marcou de peixinho. O outro foi no bonito gol do zagueiro Medel, o quarto na vitória. Nunca nenhum outro jogador chileno tinha feito isso em uma partida da Copa América. Na partida contra a Bolívia, o palmeirense foi o que mais recebeu faltas, foram quatro.
No caso de Pizarro, ele deixou para trás Figueroa, um dos maiores ídolos da história da seleção chilena. O meia da Fiorentina estreou pela Roja no dia 17 de fevereiro de 1999, e voltou a entrar em campo 16 anos, quatro meses e dois dias depois, um a mais que o recorde anterior, que era entre 1982 e 1996. O jogador até brincou com a sua idade, 35. Mas também exaltou bastante o antigo dono da marca.
- Eu sabia isso antes da partida, nesta idade corro mais do que antes. Don Elías é um grande, wanderino (torcedor do Santiago Wanderers). Feliz por ter um recorde que contarei aos meus netos - disse o jogador, que falou ainda sobre a sequência na Copa América:
- É importante ganhar uma partida como a de hoje. É positivo para o que vem por aí. Agora começa a verdadeira copa, porque se falhar, volta para casa.
A seleção chilena terminou o Grupo A na liderança, e agora espera pelo melhor terceiro colocado. A partida está marcada para a próxima quarta-feira, também no Estádio Nacional, em Santiago.
6321 visitas - Fonte: LancNet!