Valdivia jogou menos da metade dos jogos do Palmeiras em sua segunda passagem
Embora ainda tenha contrato com o Palmeiras até o dia 17 de agosto, Valdivia foi anunciado nesta quinta-feira pelo Al Wahda, dos Emirados Árabes. Disputar partidas sem o meia, no entanto, foi algo comum na segunda passagem do jogador pelo clube. Desde agosto de 2010, quando voltou ao Palmeiras após passagem pelo Al Ali, também dos Emirados Árabes, Valdivia ficou fora de nada menos do que 186 partidas oficiais das 333 disputadas pelo clube, de acordo com números do site Futdados.
As razões para o camisa 10 chileno ficar fora de quase 56% dos jogos desde sua volta são as mais variadas. Desde as já famosas lesões nas coxas até suspensões e convocações para a seleção chilena. O ano de maior assiduidade do Mago foi 2013, quando o clube disputava a Série B, na qual foi campeão. Valdivia disputou 27 dos 68 jogos do clube na temporada, cerca de 60%. Foram quatro gols marcados.
Em 2012, Valdivia foi peça importante do Palmeiras na conquista da Copa do Brasil, com participações importantes e gols em jogos decisivos, na semifinal contra o Grêmio, e no primeiro jogo da final, contra o Coritiba, em vitória de 2 a 0. Nesta partida, no entanto, o jogador acabou expulso e ficou desfalcou o time na finalíssima por estar suspenso. A taça, apesar disso, foi conquistada após empate sem gols.
Neste ano, o meia chegou a sua temporada com maior número de ausências, em um índice de 67%. Dos 31 jogos do Palmeiras na temporada, Valdivia esteve em campo em apenas dez. Antes do fim do contrato com o time paulista, o chileno pode retornar da Copa América e, ainda assim, poderá cumprir nove jogos antes do adeus definitivo.
5643 visitas - Fonte: ESPN