Zé Roberto completa 41 anos nesta segunda-feira
(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Um dia de festa para o experiente Zé Roberto. Nesta segunda-feira, dia 6 de julho, o meio-campista do Palmeiras completa 41 anos de vida. Ele admite que não esperava chegar nessa idade ainda atuando em alto nível.
– De forma alguma. Nunca me passou pela cabeça. Até porque quando eu voltei para o Brasil em 2006, 2007 para jogar pelo Santos eu estava havia oito anos fora. Voltei com 32 anos projetando jogar até os 35. E por incrível que pareça, a minha carreira deu um upgrade, ela cresceu e teve uma longevidade. Muito pelo profissionalismo. Quando entendi que eu precisava do meu corpo, eu passei a cuidar dele.
Hoje eu consigo jogar em alto nível com essa idade. Isso é muito gratificante. Quero viver esse momento, sempre bom quando você faz aniversário e a sua aparência é sempre de menos idade. Isso é positivo (risos) – disse Zé Roberto, após a vitória do Verdão por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, neste domingo, em Cuiabá.
Com contrato até dezembro, o jogador fala em atuar por mais uma temporada.
– Quando as coisas estão correndo bem, quando você está feliz e fazendo o que mais gosta, quando você está sendo produtivo, a tendência é fazer o que mais gosta. Com certeza eu quero jogar mais um ano. Mas ainda não tenho nada em mente, não conversei com o clube. Vamos ter muito tempo para isso. Temos mais alguns meses. Mas quero dar continuidade, tenho muita lenha para queimar.
Líder do elenco, Zé Roberto começou a temporada como titular. E logo em sua primeira partida oficial como jogador do Verdão, no dia 31 de janeiro, um recorde: diante do Audax, na arena palmeirense, o lateral-esquerdo se tornou o atleta mais velho a vestir a camisa da equipe, então com 40 anos, seis meses e 25 dias de vida.
Antes da bola rolar, o capitão tomou a palavra no vestiário e fez um discurso motivacional que acabou contagiando os atletas e conquistando o carinho da torcida. Desde então, ele tem recebido muito apoio da arquibancada, com direito até a canto especial.
Semanas depois da estreia, mais uma marca escrita na centenária história palmeirense: o gol marcado na vitória por 3 a 0 diante do Rio Claro, no dia 11 de fevereiro, pelo Paulistão, fez o meia superar Feitiço como o jogador mais velho a balançar a rede pelo clube, com 40 anos, sete meses e seis dias de vida. Feitiço tinha 38 anos, dez meses e 27 dias quando marcou no jogo Palestra Italia 3 x 1 Ypiranga, em 12 de novembro de 1939.
Após conquistar o vice-campeonato paulista e ser eleito o melhor lateral-esquerdo do torneio, Zé Roberto começou o Brasileirão como meia. E, poucas rodadas depois, mais recordes. Logo na quarta rodada, o Verdão foi até Itaquera enfrentar o rival Corinthians em um momento conturbado para a equipe. Mas ele não decepcionou.
Ao lado de Valdivia no meio de campo, o atleta teve atuação de muito destaque no duelo que significou mais marcas expressivas para o atleta e para o clube.
Além de ser o primeiro triunfo alviverde na nova casa do rival, em Itaquera, a partida possibilitou ao jogador colocar seu nome da história do Dérbi: o gol marcado no fim do primeiro tempo faz de Zé Roberto o palmeirense mais velho a balançar a rede no clássico, com 40 anos, dez meses e 25 dias de idade, superando feito de Marcos Assunção.
– Jamais imaginei que viria para o Palmeiras para quebrar alguns recordes. Isso aconteceu naturalmente. O próximo que vier, não sei qual será, que seja bem-vindo – diz o jogador.
Além de Zé Roberto, o Campeonato Brasileiro conta atualmente com outros atletas com 40 anos ou mais. Marcelinho Paraíba (40) defende as cores do Joinville, enquanto o são-paulino Rogério Ceni (42) ensaia sua despedida dos gramados para o fim do ano. Com vínculo até dezembro, o palmeirense ainda tem futuro indefinido.
4449 visitas - Fonte: GE