Paulo Nobre em evento em homenagem ao Palmeiras em São Paulo
Em meio a discussões sobre a Medida Provisória 671, a MP do Futebol, uma reunião paralela aconteceu no início da tarde desta terça-feira, na casa do deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO). Deputados da bancada da bola, presidentes de federações e alguns representantes de clubes, estiveram no encontro que articulou um texto alternativo, chamado de emenda aglutinativa.
Walter Feldman, secretário-geral da CBF, e Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, também estiveram presentes. O deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP), superintendente do Corinthians, também compareceu.
No novo documento, que conta com boa parte do que havia sido redigido pelo relator Otávio Leite (PSDB-RJ), na comissão mista sobre o tema, não há mais alguns pontos polêmicos, como o que tentava mudar a regra das eleições das federações, o maior entrave dos últimos dias, que incomodava as entidades estaduais.
Outras mudanças ainda podem aparacer. O novo relatório deve aparecer nas próximas horas.
Para a reunião, não foram convidados os presidentes do Flamengo e do Atlético-PR, por exemplo, que são a favor da manutenção do ponto de discórdia com a bancada da bola. O Bom Senso, que tem a mesma posição, também não participou do almoço.
Reinaldo Carneiro Bastos, da FPF, esteve no encontro. Jovair é presidente do conselho fiscal do Atlético-GO. Rubens Lopes, presidente da Ferj, está em Brasília, mas não participou da reunião.
Essa emenda será apresentada na reunião de líderes da Câmara, com o objetivo de ter o apoio da maioria, tirando a chance do relatório original ir ao plenário.
Há ainda uma tentativa, com chances menores, de um acordo global sair até o fim da tarde.
"De clube, só tinha o Palmeiras e o Corinthians, através do Andrés. Eles também aprovaram as mudanças feitas mais cedo. Tanto a questão dos prazos quanto o ponto maior de discórdia, que era a questão das federações", disse o deputado José Rocha (PR-BA), em contato com a reportagem.
A reportagem tentou apurar quais outros clubes estavam presentes na reunião, mas não conseguiu essa informação. O Atlético-MG também apoia o texto alternativo e havia se encontrado com Jovair na noite desta segunda, favorável à aglutinativa.
O Corinthians havia confirmado presença na coletiva de imprensa com o Flamengo e o Atlético-PR, na última segunda-feira, mas Roberto de Andrade não compareceu e nem justificou a ausência. Na casa de Jovair, Andrés ficou em cima do muro e afirmou que é contra a retirada do texto, mas também é contra a intervenção do estado na organização do desporto.
10617 visitas - Fonte: ESPN