Jogador mais disputado na virada do ano no futebol brasileiro, Dudu chegou ao Palmeiras cercado de muita expectativa. A boa temporada de 2014 que havia feito no Grêmio, o alto preço para da negociação e o modo com que o Palmeiras garantiu a contratação, dando 'um chapéu' em São Paulo e Corinthians, trouxeram um peso demasiado para seu futebol. Entretanto, mesmo após seis meses sendo muito cobrado, de ser acusado de 'não ser tudo isso', uma simples análise dos números mostra: Dudu foi o melhor reforço ofensivo entre os grandes de São Paulo.
O baixinho já marcou seis gols e deu oito assistências na temporada. Ao lado de Robinho, é o jogador que mais participou de gols no Palmeiras. Entre o trio de ferro da capital paulista, apenas Alexandre Pato (13 gols e quatro assistências) e Jadson (seis gols e 12 assistências) tem desempenho melhor. Michel Bastos, com sete gols e sete assistências, empata com a dupla palmeirense.
Quando se compara os números de Dudu com os de outros reforços, a importância do atacante fica muito evidente. No Corinthians, Vagner Love e Mendoza, juntos, participaram de sete gols. Já Centurión e Thiago Mendes estiveram em cinco gols do São Paulo. As estatísticas de Dudu massacram a de qualquer outra contratação do ano.
A partir desta análise, fica impossível afirmar que o atacante não correspondeu as expectativas. Isto não significa dizer que Dudu não tem falhas técnicas importantes - o baixinho tem um sério problema no acabamento das jogadas. Mas o fato é que, pelo menos até agora, aquele chapéu do começo do ano valeu muito a pena para o Palmeiras.
12660 visitas - Fonte: 90min