Para o técnico Bruno Petri, a Taça BH é a principal competição da categoria
A Taça BH Sub-17, maior competição entre clubes na categoria Juvenil, começa neste sábado (11) para a Sociedade Esportiva Palmeiras. Com a participação de 40 equipes, incluindo quatro estrangeiras, o Verdão enfrenta na primeira rodada o anfitrião Atlético-MG, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), confiante em manter o bom aproveitamento demonstrado no Campeonato Paulista Sub-17. Ao todo, serão cinco fases com final marcada para o dia 29 de julho.
Na primeira etapa, os 40 clubes foram divididos em oito grupos de cinco. Após duelos de todos contra todos, os dois primeiros de cada chave avançam às oitavas de final para confrontos eliminatórios até a decisão. Além do Atlético-MG, o Palmeiras encara no Grupo 4 da primeira fase o Guaraní, do Paraguai, o Vila Nova e o Democrata (confira abaixo a tabela com local e horário de todos os jogos do Verdão na Taça BH Sub-17).
O Palmeiras já foi campeão do torneio em duas oportunidades: 1998 e 2002, quando ele ainda era disputado por atletas da categoria Sub-20. A Taça BH será disputada pela primeira vez no Sub-17 em 2015, já que foi criado o Campeonato Brasileiro Sub-20 da CBF. O técnico Bruno Petri vê o torneio como uma das prioridades do Palmeiras na temporada, e comemora a boa campanha feita até aqui no Paulista – que deixou a equipe em bom ritmo para o torneio.
“É a principal competição da categoria. Consideramos como o primeiro Campeonato Brasileiro do ano, com a presença de todas as principais equipes do país. Ele difere da Copa do Brasil Sub-17 porque é um campeonato mesmo, não um torneio de mata-mata. Sem dúvida, é um dos focos da categoria Sub-17 do Palmeiras neste ano”, disse o treinador do Sub-17 alviverde.
“O Paulista tem sido uma preparação importante, ainda mais que temos uma chave difícil, com equipes fortes. Preparamo-nos bem para chegar bem na Taça BH. Os meninos estão com muita vontade de disputar esse torneio, felizes porque é a primeira vez que ela será disputada na Sub-17. É um campeonato com projeção internacional, com visibilidade”, completou Petri.
Dos 20 clubes da Série A do Brasileiro, 19 têm presença confirmada no torneio, além de outros cinco da Série B. Dentre as 40 equipes inscritas, destacam-se também quatro estrangeiras: Guaraní, do Paraguai, Nacional, do Uruguai, Boston, dos EUA, e Shandong Luneng, da China. O time paraguaio, inclusive, está no grupo do Palmeiras na primeira fase.
“Nenhum grupo ficou fácil. Todos são difíceis, com três ou quatro equipes brigando por duas vagas. No nosso grupo temos um time do Paraguai, uma escola muito boa na base também, com brasileiros que estão lá há algum tempo. E o Atlético-MG que é da casa, ganha força por jogar lá, sempre é difícil enfrentá-los”, completou o treinador palmeirense.
Taça BH Sub-17 – Primeira Fase – 2015
11/07 – 17h: Atlético MG x Palmeiras – Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
13/07 – 11h: Palmeiras x Vila Nova – Campo da PUC, em Belo Horizonte
15/07 – 15h: Palmeiras x Guaraní-PAR – Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
17/07 – 17h: Palmeiras x Democrata – Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
5007 visitas - Fonte: Site Oficial