Leandro Almeida será titular pela primeira vez (FOTO: Ale Cabral)
Quem te viu, quem te vê! Dono da pior defesa do Brasileirão de 2014, com 59 gols sofridos, o Palmeiras inicia a 13ª rodada da competição deste ano como time menos vazado (oito gols, ao lado do Corinthians) e prestes a atingir uma marca positiva considerável.
O Verdão vem de quatro vitórias seguidas sem sofrer gols, contra São Paulo (4 a 0), Chapecoense (2 a 0), Ponte Preta (2 a 0) e Avaí (3 a 0). Se bater o Sport neste domingo, na Arena Pernambuco, e a defesa passar ilesa mais uma vez, a equipe estará igualando sequência de 23 anos atrás.
A última vez que o Palmeiras venceu cinco jogos sem levar gols foi em 1992. Na ocasião, a marca chegou a sete partidas: Noroeste (3 a 0), Bragantino (1 a 0), São Paulo (3 a 0), Atlético-PR (1 a 0), Corinthians (1 a 0), Guarani (1 a 0) e Mogi Mirim (1 a 0).
Depois disso, o clube conseguiu ficar até seis jogos sem ser vazado, em 2008, mas com dois empates. No ano passado, com Alberto Valentim como interino, e no início deste ano, com Oswaldo de Oliveira, o Alviverde também venceu quatro seguidas sem levar gols, mas parou por aí.
Até agora, o Palmeiras foi vazado apenas uma vez sob o comando de Marcelo Oliveira, na derrota por 1 a 0 para o Grêmio. Nesta partida e nas quatro vitórias seguintes, a formação defensiva titular foi exatamente a mesma: Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio. Dessa vez, porém, o setor estará “desfigurado” pelos desfalques.
Victor Ramos e Egídio estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Vitor Hugo sofreu uma fratura na face durante o jogo com o Avaí, na quarta, e será preservado.
- Tanto no caso do Egídio quanto no do Victor Ramos foram cartões evitáveis, poderíamos repetir pelo menos boa parte da defesa. O Vitor Hugo teve uma pequena fratura, não tem que fazer cirurgia, mas deve ficar uma semana ou um pouco mais no DM. Vamos jogar com Leandro Almeida e Jackson na defesa. Na esquerda, a substituição natural, que é o João Paulo - disse o técnico.
A formação é inédita, já que Leandro estreou contra o Avaí, entrando no intervalo para jogar ao lado de Victor Ramos. Mantém a muralha?
DESDE 1992, MÁXIMO SÃO QUATRO VITÓRIAS SEM GOL:
1993 - Bateu Guarani (duas vezes), Ferroviária e Rio Branco. Estragou a série tomando gol de honra da Ferroviária num 4 a 1.
2011 - Construiu a série diante de Linense, Bragantino, Santos e Grêmio Prudente, mas no jogo seguinte não evitou gol do Santo André já no fim: 2 a 1.
2014 - Série feita diante de Goiás, Sampaio Corrêa, Vitória e Figueirense e encerrada com errota por 2 a 0 para a Chape.
2015 - Bateu Rio Claro, São Bento, Penapolense e Capivariano. Série da defesa caiu em vitória por 5 a 1 contra o Vitória da Conquista. Atualmente, ostenta quatro vitórias sem gols.
10245 visitas - Fonte: Lancenet!