Se nas últimas edições do Pan o Brasil não teve um bom desempenho (foi eliminado na primeira fase em 2007 e 2011), historicamente, a Seleção já conquistou quatro vezes o torneio. Empata com o México e perde apenas para a Argentina, que tem seis conquistas.
Entre os jogadores brasileiros que conquistaram o Pan (geralmente disputados com seleções sub-23), destacam-se nomes como Evair, Jairzinho, Carlos Alberto, Taffarel, e dois técnicos que hoje fazem sucesso: Marcelo Oliveira, do Palmeiras, e Cristóvão Borges, do Flamengo. A Seleção, com um time sub-22, começa sua caminhada no Pan de Toronto neste domingo, às 21h30, contra o Canadá.
1963 (São Paulo)
Jairzinho e Carlos Alberto Torres faziam parte da Seleção que conquistou o Pan em São Paulo. Na campanha, três vitórias, incluindo uma goleada por 10 a 0 sobre os Estados Unidos com sete gols de Airton, do Flamengo, que foi o artilheiro da competição com 11. E um empate por 2 a 2 com a Argentina no Parque São Jorge.
1975 (Cidade do México)
A Seleção dividiu o título com o México, após empate por 1 a 1 no Estádio Azteca. Na equipe, estavam nomes conhecidos, como Edinho e Batista, que disputariam a Copa do Mundo de 1982, Cláudio Adão, Alberto Leguelê e Rosemiro. O meia da equipe era Marcelo Oliveira, hoje técnico do Palmeiras. E o goleiro era Carlos, titular na Copa do Mundo de 1986. O técnico era Zizinho, vice-campeão do mundo em 1950.
1979 (San Juan, Porto Rico)
O Brasil foi campeão com uma vitória por 3 a 0 sobre Cuba e 100% de aproveitamento. Na equipe se destacava o jovem meia Cristóvão (Borges, hoje técnico do Flamengo), além do lateral-direito Edson Boaro, que disputou a Copa de 1986.
1987 (Indianápolis, Estados Unidos)
O título veio com uma vitória por 2 a 0 sobre o Chile na prorrogação, gols marcados por Washington, atacante ex-Fluminense, e Evair, então no Guarani. O time era cheio de bons jogadores, como Taffarel, Ricardo Rocha, Pita, Ricardo Gomes e André Cruz.
3261 visitas - Fonte: GE