Leandro Pereira festeja um de seus gols no domingo (Foto: Aldo Carneiro/PernambucoPress)
Alecsandro e Lucas Barrios, contratados como soluções para a crise ofensiva do Palmeiras, não estarão em campo às 22h desta quarta-feira, contra o ASA-AL, no jogo de volta pela terceira fase da Copa do Brasil. Problema para o Verdão em Londrina (PR)? Pelo contrário! Os atacantes do clube ressurgiram após a chegada de Marcelo Oliveira. Dez dos 13 gols marcados nos seis jogos sob o comando do novo técnico foram de atletas da posição.
Os dois centroavantes disponíveis no momento, Leandro Pereira (titular) e Cristaldo (reserva), somam três gols cada um no período. Dudu e Rafael Marques, que jogam pelas pontas, fizeram dois cada. O zagueiro Victor Ramos e os laterais Egídio e Lucas são os intrusos da lista de artilheiros da "era Marcelo".
Tirando Rafael Marques, que conserva a fase iluminada desde o início do ano, os outros atacantes recuperaram a confiança nos últimos jogos. Dudu, por exemplo, vivia jejum de 13 jogos e três meses antes de marcar os dois gols da vitória por 2 a 0 contra a Ponte Preta. Já Leandro Pereira e Cristaldo, que vinham mal e foram rapidamente superados por Alecsandro na briga por uma vaga, agora prometem vender caro a posição.
Alecsandro foi titular na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, a estreia de Marcelo, mas lesionou a coxa esquerda logo depois e está no estaleiro desde então. Barrios, que ontem fez seu primeiro treino com o grupo, deve ter condições de jogo a partir de semana que vem. Teoricamente, veio para ser o dono do setor. Mas...
- Ele vai ter trabalho para tomar a vaga da gente do ataque, mas vai ser bem recebido, vem para ajudar - disse o confiante Leandro Pereira.
A lista de goleadores do elenco em 2015 é dominada por atacantes. Cristaldo lidera com 12 gols, um a mais que Rafael Marques. Leandro Pereira, com sete, vem atrás. Dudu tem seis, assim como o meia Robinho.
Depois do empate sem gols no jogo de ida, disputado em 27 de maio no Allianz Parque, balançar as redes do ASA-AL será fundamental para a classificação às oitavas. Se o Palmeiras marcar gol hoje, os alagoanos serão obrigados a vencer o jogo, já que qualquer empate diferente do 0 a 0 favorece a equipe do Palestra Itália.
OS ATACANTES
Cristaldo - É o artilheiro do elenco no ano, com 12 gols em 27 jogos. No Brasileirão, tem quatro: um sob comando de Alberto Valentim e três com Marcelo Oliveira (FOTO: Ari Ferreira).
Rafael Marques - Vive boa fase desde o início do ano e é vice-artilheiro do time, com 11 gols em 29 partidas. Tem cinco no Brasileiro: dois com Oswaldo, um com Alberto e dois com Marcelo (FOTO: Ari Ferreira).
Leandro Pereira - Terceiro colocado na artilharia do ano, com sete gols em 25 jogos. Fez três no Brasileirão, todos com Marcelo Oliveira. Na "era Oswaldo", quatro (FOTO: Aldo Carneiro/PernambucoPress).
Dudu - Divide o quarto lugar na artilharia com Robinho, com seis gols em 30 jogos. Tem dois no Brasileiro, ambos com Marcelo Oliveira (FOTO: Chico Ferreira/Futurapress).
Outros - Além dos já citados, Kelvin é o único que já balançou a rede: um gol em 13 jogos. Alecsandro (dois jogos), Gabriel Jesus (dez jogos), Leandro (três jogos) ainda não marcaram. Mouche e Lucas Barrios ainda não jogaram nenhuma partida (FOTO: Miguel Schincariol).
A ERA MARCELO OLIVEIRA:
Grêmio - Derrota por 1 a 0 na única vez que o ataque passou em branco com Marcelo Oliveira. Ataque teve Dudu e Rafael Marques abertos e Alecsandro de "9"
São Paulo - Sem Alecsandro, machucado, jogaram Dudu, Rafael Marques e Leandro Pereira. Vitória por 4 a 0, com três gols de atacantes: Leandro Pereira, Rafael Marques e Cristaldo, que entrou na etapa final. O zagueiro Victor Ramos também deixou sua marca.
Chapecoense - Marcelo Oliveira escalou a mesma formação ofensiva do Choque-Rei. Time venceu mais uma, desta vez por 2 a 0. Lateral-esquerdo Egídio abriu a contagem e Cristaldo, que substituiu Leandro Pereira, marcou mais uma vez.
Ponte Preta - Mais uma vez, formação ofensiva foi mantida. Nova vitória por 2 a 0, com dois gols de Dudu, que vinha de três meses sem balançar as redes.
Avaí - Dudu, Rafael Marques e Leandro Pereira foram titulares mais uma vez. E foi Rafael quem abriu o placar na vitória por 3 a 0. Lateral-direito Lucas marcou o segundo e Cristaldo, novamente saindo do banco, fechou a contagem.
Sport - Técnico escalou o mesmo trio das partidas anteriores, e o ataque funcionou de novo no empate por 2 a 2: os dois gols foram marcados pelo centroavante Leandro Pereira.
7941 visitas - Fonte: LanceNet!