Leila Pereira, da Crefisa/FAM, Barrios e Paulo Nobre na apresentação do reforço (Foto: Reginaldo Castro)
Foram quase três meses de negociação para que Lucas Barrios fosse apresentado como reforço do Palmeiras. Durante a negociação, o diretor de futebol, Alexandre Mattos, rodou o mundo, viajando por mais de 27 mil quilômetros para fechar com o jogador de 30 anos, que assinou até julho de 2018 e pode estrear já no domingo, contra o Santos.
O primeiro encontro com pessoas ligadas ao Spartak (RUS) se deu em Berlim, no fim de semana da final da Liga dos Campeões. O dirigente cogitava seguir até Moscou para tratar com o clube, mas o diálogo se resolveu na Alemanha. Entre São Paulo e a capital germânica (ida e volta), cerca de 20.500 km percorridos.
De volta ao Brasil, Mattos então seguiu para Buenos Aires (mais 1680 km), onde se encontrou com agentes do atleta e deixou bem encaminhado o acordo. Da cidade argentina, percorreu 1300 km e foi para La Serena (CHI), onde Barrios estava treinando na Copa América, e finalizou a negociação. Do Chile para São Paulo, mais 3630 km até que restasse apenas a chegada do atacante ao Brasil, no domingo, para fazer exames e, na segunda, assinar contrato.
Além das seguidas viagens, as patrocinadoras Crefisa e FAM tiveram papel decisivo. Veio delas o aporte financeiro para trazer o jogador da seleção paraguaia. Além dos R$ 45 milhões que investem anualmente para estampar a marca na camisa alviverde, a empresa está bancando a reforma da Academia de Futebol e tem acordos menores, como deter o naming rights do canal do clube no YouTube. Agora, vai pagar todos os gastos com Barrios.
Além dos salários, luvas, bônus por metas atingidas e valores investidos na transferência virão da empresa. O acordo de patrocínio é válido por dois anos, mas a intenção dos parceiros é conquistar algo imediatamente. E para eles, Barrios será a peça que pode fazer o Verdão terminar 2015 com mais uma taça.
- É um presente. Não negociamos jogadores. A única coisa que queremos é que o Palmeiras seja campeão ao lado de duas empresa bem sucedidas. Para possibilitar a vinda do Barrios, fizemos um terceiro patrocínio com o Palmeiras (no Avanti, a ser estampado no cartão do sócio-torcedor). Sem esses recursos, ele não viria. O pagamento é feito pelo Palmeiras, o patrocínio que possibilita tais valores - explicou Leila Pereira, dona das empresas.
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