Os treinadores Marcelo Oliveira e Dorival Júnior
No dia 3 de maio de 2015, Santos e Palmeiras entraram em campo na Vila Belmiro para decidir o título do Campeonato Paulista. Neste domingo, dia 19 de julho, 77 dias depois da conquista alvinegra, os rivais voltam a se enfrentar, agora pelo primeiro turno do Brasileirão, com mudanças significativas nas duas equipes.
Palmeirenses e santistas vivem situações opostas na tabela de classificação do torneio nacional. Enquanto os alvinegros ocupam a zona de rebaixamento, com 13 pontos ganhos, os alviverdes tentam embalar e se aproximar do G-4: os donos da casa abriram a rodada na sétima colocação, com 22 pontos conquistados em 13 rodadas.
Além das saídas dos principais destaques, os rivais trocaram de treinadores no período. Confira algumas das principais mudanças de Palmeiras e Santos para o clássico deste domingo, que será disputado na arena alviverde, às 16h.
PALMEIRAS
Lucas Barrios herdou a camisa 10 que era do Mago
(Foto: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras / Divulgação)
Ataque reforçado
Último dos 24 reforços do Palmeiras para 2015, o atacante paraguaio Lucas Barrios tem chance de estrear contra o Santos. A tendência, porém, é que ele fique à disposição da comissão técnica entre os suplentes. Alecsandro, outro reforço para o setor ofensivo que chegou ao clube depois do Paulistão, ainda se recupera de lesão muscular.
Meio de campo
Improvisado como segundo volante na final do Paulistão, Robinho volta ao Verdão neste domingo após se recuperar de lesão muscular. Com Gabriel e Arouca em boa fase, o meia será o responsável pela armação das jogadas, mas também terá função de ajudar o sistema defensivo.
Novo comando
Nem mesmo a boa campanha no Paulistão foi suficiente para acalmar as cornetas pelos lados do Verdão. O início irregular da equipe no Brasileirão foi suficiente para colocar um ponto final na passagem de Oswaldo de Oliveira pelo clube. Agora com Marcelo Oliveira, atual bicampeão nacional, o Palmeiras vive nova fase: já são seis jogos sem derrota do novo treinador.
Ex-capitão
Zé Roberto foi um dos primeiros reforços anunciados pelo Palmeiras para 2015. Homem de confiança de Oswaldo, foi titular absoluto do Paulistão, eleito o melhor lateral do torneio. Mas no Brasileirão perdeu espaço, principalmente depois da chegada de Egídio. Hoje briga por vaga com Robinho e Cleiton Xavier no meio de campo alviverde. A braçadeira de capitão hoje pertence ao lateral-direito Lucas.
SANTOS
Saída de Robinho
Principal jogador do Santos no Campeonato Paulista, o Rei das Pedaladas não renovou seu contrato com o clube no fim de junho. Com a saída dele, o jovem Gabriel, de apenas 18 anos, virou titular do ataque santista ao lado de Ricardo Oliveira e Geuvânio.
Novo técnico
O Peixe não conseguiu manter o bom futebol do Paulistão no Brasileiro. Os maus resultados levaram a equipe à zona de rebaixamento e fizeram o técnico Marcelo Fernandes ser pressionado. O treinador campeão estadual não resistiu, voltou a ser auxiliar e foi substituído por Dorival Júnior na última semana.
Vanderlei de volta
Contratado no início da temporada, o camisa 1 logo se firmou como titular do Santos, mas fraturou ossos da face no fim de março e perdeu a vaga para Vladimir, que terminou o Paulista jogando. Agora, porém, Vanderlei retomou a posição e será utilizado contra o Palmeiras.
Nova promessa
Antes uma das últimas opções no elenco, o jovem Thiago Maia, de 18 anos, ganhou espaço com a contusão do colombiano Valencia, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito durante a Copa América. Ele será titular ao lado de Renato no clássico.
Mau momento
Diferentemente do presenciado na reta final do estadual, o momento do Santos não é bom. A equipe está em 17º lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, na zona de rebaixamento, com apenas 13 pontos.
15741 visitas - Fonte: Ge