Popó ao lado de Paco e atletas do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação)
O retorno de Acelino "Popó" Freitas aos ringues acontece no dia 15 de agosto diante do argentino Mateo Veron, de 26 anos, na Arena Santos, no litoral paulista. O tetracampeão mundial, de 39 anos, segue sua preparação para o combate e fez um treino na academia de boxe do Palmeiras, onde reencontrou o seu ex-treinador Paco Garcia. O brasileiro lembrou da dificuldade para se adaptar aos métodos de trabalho do cubano, prometeu um nocaute na volta ao boxe e disse que o objetivo é buscar o penta mundial.
- O objetivo é o penta, o título mundial no ano que vem. As pessoas tem que ver. A mídia tem que ver, o público tem que ver, os amantes do boxe tem que ver. como é que esse cara está? E tenha certeza que dia 15 vai ser outro nocaute. Ai as pessoas vão ver. Se alguém tem alguma dúvida, tenha certeza que dia 15 nós vamos tirar.
Popó se aposentou em 2007 e voltou em 2012 em luta contra o brasileiro Michael Oliveira, realizada em Punta del Este, no Uruguai. Por duas vezes anunciou que enfrentaria o mesmo rival em seu retorno, mas os combates foram cancelados e o argentino Mateo Veron confirmado.
Treinador da equipe de boxe do Palmeiras, Paco Garcia trabalhou com Popó, em 1995, na conquista da medalha de prata no Pan de Mar del Plata. No encontro na academia do clube, o técnico lembrou da dificuldade do brasileiro em assimilar os métodos de treino trazidos de Cuba.
- Para treinar ele teve meio que uma confusão com a preparação que fazíamos. Ele não estava adaptado aos sistemas que trouxemos de Cuba, daí ficou ressabiado.
O Brasileiro confirmou as palavras do cubano e lembrou que era chamado de preguiçoso.
- Eu não tinha quele perfil do lutador que acordava de manhã cedo para correr, no frio. Dá tiro, correr feito um maluco. Ele ele tinha essas maluquices que trouxe lá de Cuba. Eu não me adaptei à esse método dele, que me chamava de preguiçoso.
Em 2010, Acelino Popó Freitas foi eleito Deputado Federal pela Bahia, mas não conseguiu se reeleger em 2014. O boxeador tem 39 vitórias (sendo 33 por nocaute) e duas derrotas.
7215 visitas - Fonte: Globo Esporte