Final de maio, o Cruzeiro vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense após ter sido eliminado da Libertadores, em pleno Mineirão, de forma constrangedora. Pressionado, o técnico bicampeão brasileiro Marcelo Oliveira vê sua equipe ser derrotada pelos catarinenses e é demitido dois dias mais tarde. Vanderlei Luxemburgo é anunciado e assume instantaneamente. Inicialmente, a troca pareceu render bons frutos à Raposa, contudo, quase dois meses depois da mudança no comando, percebe-se que a decisão não foi das melhores para o clube mineiro.
Isto porque o demitido Marcelo Oliveira não ficou muito tempo desempregado. Três rodadas após deixar o Cruzeiro, foi anunciado como novo técnico do Palmeiras. Até então, Vanderlei Luxemburgo surpreendia em Belo Horizonte. Foram três vitórias seguidas, com destaque para o triunfo no clássico contra o Atlético-MG, no Independência. Todavia, depois deste começo empolgante com Luxa, a Raposa vem derrapando no Brasileirão - e vê seu ex-comandante levar o Palmeiras para a parte de cima da tabela.
No Verdão, Marcelo Oliveira já conquistou 16 pontos - o mesmo número de Luxemburgo no Cruzeiro. A questão é que Oliveira fez isto em apenas sete jogos - aproveitamento de 76% - enquanto Vanderlei o fez em dez partidas - aproveitamento de 52%.
- Estamos chegando num momento complicado da tabela, temos que ter tranquilidade. A tabela do primeiro turno foi muito ruim para o Cruzeiro. No segundo turno muda bastante. Passa pelo amadurecimento da equipe, são muitos jogadores que estão chegando como o Marcos Vinícius e o Marinho. É normal que seja essa situação difícil, que a gente não queria - defende-se Luxemburgo.
No dia 9 de agosto, Cruzeiro e Palmeiras se encontram no Mineirão. Será uma grande chance para os dois comandantes. Marcelo Oliveira fará de tudo para provar que o Cruzeiro tomou a decisão errada ao mandá-lo embora. Luxa terá a missão de mostrar para os cruzeirenses que pode fazer um trabalho tão bom quanto o do bicampeão brasileiro.
3912 visitas - Fonte: 90min