Palmeiras não perde há seis jogos no Brasileirão (Foto: Alan Morici/LANCE!Press)
Há um mês invicto, e com retrospecto de cinco vitórias e um empate nas últimas seis rodadas, o Palmeiras vive seu melhor momento no Brasileirão. Mesmo assim, ainda não se estabeleceu no G4. Embalado, o Verdão terá neste fim de turno a “ajuda” da tabela para seguir sua escalada: além de enfrentar times que estão atrás na classificação, o Alviverde conta com confrontos diretos entre os ponteiros da competição nacional.
Nas próximas cinco rodadas há seis jogos entre os sete melhores do campeonato. O Verdão é o único que não terá de passar por isto, e ainda enfrenta duas equipes que estão na zona de rebaixamento (Vasco e Coritiba), além do Cruzeiro, Atlético-PR, e Flamengo (leia mais abaixo).
Diante dos jogos complicados entre seus rivais, o elenco do Verdão já fez contas e considera que, vencendo o Cruz-Maltino, no domingo, vai terminar a rodada no G4, algo que não acontece desde a sexta rodada do Brasileiro do ano passado.
– Já analisamos (a tabela), é bom ter confrontos diretos porque ou dá o empate, com um ponto para cada, ou um dos que estão lá na frente perde pontos. Temos que ter competência para aproveitar essas situações – analisou Fernando Prass.
Durante a atual série sob o comando de Marcelo Oliveira, o Palmeiras teve dois confrontos contra ponteiros: São Paulo (goleada por 4 a 0 no Allianz Parque) e Sport (empate em 2 a 2 na Arena Pernambuco). Contando os jogos com Oswaldo e Alberto Valentim, o Verdão somou 11 dos 18 pontos possíveis contra as sete melhores equipes do torneio – aproveitamento de 61% dos pontos.
A meta agora é não vacilar contra equipes em situação complicada. Domingo, o time venceu o clássico contra o ameaçado Santos, mas se cobrou pela atuação ruim. Por aquilo que viveu em 2014, Prass sabe que times pressionados podem, também, dar problemas aos ponteiros.
– Esses times lá embaixo sempre dão uma arrancada, passamos isso ano passado. A cada rodada, a pressão vai aumentando.
E quando tem pressão, tu corre mais. É claro que é mais difícil trabalhar, mas está mais do que comprovado que não existe jogo tranquilo – acrescentou.
Hoje, o Palmeiras está a dois pontos do grupo que se classifica à Libertadores, e a cinco dos líderes Atlético-MG e Corinthians. Com a boa fase e a tabela mais tranquila, o Verdão já pensa até em voltar a ser o ponteiro no Nacional. Tal feito não acontece há quase seis anos: desde a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro–2009.
A SEQUÊNCIA
Vasco
Cariocas vêm de vitória no clássico contra o Flu, mas estão no Z4 e venceram só dois de sete jogos em casa.
Atlético-PR
É o melhor colocado que o Verdão enfrentará (8º), mas venceu só um jogo fora de casa até aqui. Jogo no Allianz.
Cruzeiro
Jogo contra o atual bicampeão será no Mineirão, mas a fase do rival (12º) é instável. E Marcelo conhece bem...
Coritiba
Jogo contra o penúltimo colocado do Brasileirão é fora de casa, mas vencer é praticamente obrigação.
Flamengo
Fla ensaia reação com Guerrero e vai bem fora de casa, mas é só o 14º colocado. Jogo será na arena do Palmeiras.
6282 visitas - Fonte: Lancenet!