Grafite voltou ao Brasil para joga pelo Santa Cruz (Foto: Antônio Melcop/Site oficial do Santa Cruz)
O mercado de transferências do verão europeu fez bem aos clubes sul-americanos. O fim de temporada fez com que velhos conhecidos retornassem aos países do continente.
Os uruguaios, do lado aurinegro, comemoram a chegada de Diego Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e campeão da Copa América de 2011. Forlán jogará pela primeira vez profissionalmente em seu país, após defender Independiente, Manchester United, Villarreal, Atlético de Madrid, Inter de Milão, Internacional e Cerezo Osaka.
Ex-companheiro de Forlán na seleção celeste, o zagueiro Lugano voltou ao continente, mas não ao Uruguai. Revelado pelo Nacional, Lugano tem no currículo cinco ligas nacionais, sendo dois uruguaios, dois turcos e um brasileiro. O 'xerifão' tem ainda os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo tricolor. Depois de jogar no PSG, Málaga e West Bromwich, ele tentará a sorte no Cerro Porteño, do Paraguai.
Outro campeão da Copa América que retorna após muitos anos fora do continente é Daviz Pizarro, chileno de 35 anos que jogou por Udinese, Inter de Milão, Roma, Manchester City e Fiorentina. Ele volta ao clube que o revelou, o Santiago Wanderers.
A Argentina também festeja o retorno de ídolos dos principais clubes do país. Depois de Diego Milito, Maxi Rodríguez, Cavenaghi e tantos outros retornarem aos cluebes argentinos, chegou a vez dos craques Lucho González e Saviola voltarem ao River Plate. 'El conejo' Saviola volta ao Monumental de Nuñes depois de 14 anos na Europa. Outro veterano que voltou foi Lucho González, de 34 anos, que deixou o River em 2005. O meia foi seis vezes campeão português pelo Porto e campeão francês pelo Olympique de Marselha. Pela seleção, ganhou a Olimpíada de Atenas, em 2004.
Mas a maior contratação do mercado sul-americano foi do Boca Juniors, que acertou o retorno do ídolo Carlitos Tevez. Milhares de 'hinchas' lotaram a Bombonera para a apresentação do atacante, de 31 anos, que já ganhou sete nacionais por Boca Juniors, Corinthians, Manchester United (2), Manchester City e Juventus (2).
O futebol brasileiro não ficou de fora e anunciou nas últimas semanas os retornos de Ederson, Ronaldinho Gaúcho, Grafite e a contratação do paraguaio Lucas Barrios. Aos 29 anos, Ederson jogou pouco no país e se destacou na França, por Nice e, principalmente, Lyon. Estava na Lazio havia três temporadas e chega para ser o 10 do Flamengo.
Quem já vestiu a camisa do mengão e está de volta, mas para usar a 10 do rival Fluminense, é Ronaldinho Gaúcho. Após negociar com o Vasco, ele deixou o México e comandará o tricolor em busca de mais um título.
Depois de nove anos fora, o atacantes Grafite surpreendeu ao acertar sua transferência para o Santa Cruz. Aos 36 anos, ele volta com a experiência de uma Copa do Mundo e a artilharia, e título, da Bundesliga.
O argentino, naturelizado paraguaio, Lucas Barrios passou seis anos longe da América do Sul e jogará pela primeira vez no futebol brasileiro. Aos 30 anos, se destacou no Colo-Colo, após rodar por clubes argentinos, e foi negociado com o Borussia Dortmund. Por lá, fez 39 gols em 83 jogos na Bundesliga, e foi para China, Rússia e França. Chega para ser titular no ataque do Palmeiras.
Ederson estava na Lazio havia três anos e acertou com o Flamengo (Twitter)
Ronaldinho Gaúcho trocou o Querétaro (MEX) pelo Fluminense (Foto: Divulgação)
Diego Lugano jogará no Cerro Porteño, do Paraguai (AFP)
David Pizarro deixa a Fiorentina para jogar no Santiago Wanderers, do Chile (Foto:Rodrigo Arangua/AFP)
Lucho González (o segundo da esquerda para a direita) retorna ao River Plate após quase dez anos (Foto: Divulgação/River Plate)
Javier Saviola jogou por Barcelona e Real Madrid, agora retorna ao River Plate (Foto: Divulgação)
Diego Forlán deixou o Japão e jogará pelo Peñarol ((Foto: Site Oficial do Peñarol)
Campeão nacional por cinco clubes em quatro países diferentes, Tevez volta ao clube de coração, o Boca Juniors (Foto: Divulgação)
4263 visitas - Fonte: Lancenet!