Marcelo Oliveira levou o Palmeiras de 14º colocado a terceiro no Brasileiro (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
A receita está dando certo. Nas últimas partidas como mandante, o Palmeiras pressionou o adversário desde o início, balançou as redes logo cedo e assim conseguiu encaminhar com mais facilidade suas vitórias no Brasileirão. A estratégia conta não só com a disciplina dos jogadores, mas também com a euforia da torcida alviverde.
– É uma recomendação para os jogadores, até mais para jogos dentro de casa. A gente dá uma pressão no início, a torcida contagia. Isso muda muito o rumo do jogo – diz o técnico Marcelo Oliveira.
A orientação começou a dar resultado no duelo contra a Ponte Preta, pela rodada 11ª rodada do Brasileirão. Mesmo como visitante, o Verdão se sentiu em casa na Arena Pantanal repleta de palmeirense. Com oito minutos de bola rolando, Dudu marcou o primeiro e encaminhou o triunfo por 2 a 0.
Na partida seguinte, o Verdão contou com o apoio de seu torcedor para bater o Avaí, por 3 a 0. O placar começou a ser construído logo aos sete minutos do primeiro tempo, com Rafael Marques.
Já no clássico contra o Santos, o responsável por abrir caminho para a vitória logo cedo foi Leandro Pereira, aos 15 do primeiro tempo. O maior exemplo desta postura da equipe de Marcelo Oliveira, porém, não ocorreu na arena alviverde.
Diante da situação ruim do adversário, o técnico do Verdão pediu para que seus jogadores adotassem a mesma pressão no confronto diante do Vasco, em São Januário. Com apenas 14 minutos, a equipe palmeirense havia marcado duas vezes, encaminhando de forma natural a goleada por 4 a 1.
O elenco alviverde assimilou a ideia transmitida pelo treinador, mas sabe que o ímpeto inicial não pode se transformar em algo negativo se não houver sucesso nos primeiros minutos.
– É até uma característica do Marcelo (Oliveira) estar pressionando sempre no começo. Não podemos ficar afoitos na partida porque depois de 15 minutos o time não fez o gol. Isso joga a pressão contra a gente. Mas a equipe é muito experiente e ciente que tem 90 minutos pra ganhar o jogo – destaca o volante Gabriel.
Neste domingo, o Verdão volta a jogar em casa, às 11h (de Brasília), contra o Atlético-PR. O estádio estará cheio mais uma vez, e Marcelo Oliveira deve adotar a mesma estratégia. O adversário, porém, exige alguns cuidados.
– Dentro de casa é necessário fazer isso. Temos que ter alguns cuidados porque o Atlético-PR tem jogadores de velocidade, chegam rapidamente ao ataque, então você tem que pressionar, mas tem que fizer atento com isso. Esta talvez seja uma tônica nossa – explicou o comandante alviverde.
4704 visitas - Fonte: Globo Esporte