Ricardo Oliveira, Gabriel, Lucas Lima e Geuvânio são a esperança do santista - (Foto: Divulgação Santos FC)
O Flamengo recebe o Santos no Maracanã neste domingo, às 16h, com a possibilidade de passar para o adversário um cetro que ninguém deseja ter: o Santos pode assegurar nesta rodada o recorde negativo de equipe que mais rodadas consecutivas permaneceu fora do G4 do Campeonato Brasileiro, as quatro primeiras colocações na classificação que levam à Libertadores. Quem está entre os quatro primeiros pode sonhar com o título. Quem fica longe, acaba lutando contra rebaixamento, zona em que o Santos tem sido muito mais presente.
A última vez em que o Santos esteve no G4 foi na rodada#31 do Brasileirão-2010, há quase cinco anos. A equipe do Peixe naquele dia, quando perdeu em casa para o Prudente por 3 a 2, era: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Roberto Brum (Marquinhos), Arouca, Alan Patrick (Alex Sandro) e Zé Eduardo; Neymar e Keirrison (Madson). De lá para cá, o Peixe esteve na zona do rebaixamento, o Z4, em 11 rodadas, normalmente em início de campeonato, como neste ano, em que a deixou na 14ª rodada. Antes disso, a maior rodada que tinha ido para o Z4 era 12ª, em 2012. É bem mais grave quando acontece nas rodadas finais.
É o Flamengo o detentor da maior série consecutiva fora do G4, 179 rodadas seguidas, da 4ª rodada de 2003 até a 10ª rodada de 2007. Se o Flamengo vencer o Santos no domingo, dependendo dos resultados das equipes do G4 que ainda não jogaram pela rodada#16 (Palmeiras e Sport, no momento, mas também São Paulo, Grêmio e Fluminense, que estão um ponto atrás), o Santos pode já garantir agora pelo menos o empate desse recorde.
Palmeiras e Sport têm 28 pontos. Podem chegar a 31. O Santos está com 16 pontos. Dependendo da combinação de resultados, pode ficar a 15 pontos do G4, com apenas 12 pontos em disputa até a rodada #20, quando o recorde negativo do Fla seria igualado.
Qualquer jogo de futebol tem alta dose de imprevisibilidade, mas no caso do jogo de domingo, fica ainda mais difícil fazer qualquer prognóstico: o Flamengo é o segundo pior mandante do Brasileirão-2015, com aproveitamento de 33% dos pontos disputados, enquanto o Santos é o pior visitante da competição, com aproveitamento de 8,3%.
4245 visitas - Fonte: GE