Jogadores do Palmeiras fazem roda antes do jogo contra o Furacão, em 2014: tensão! (Foto: Miguel Schincariol/LANCE!Press)
Passaram-se 238 dias desde que o Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR no Allianz Parque e se livrou do rebaixamento em um dos jogos mais tensos de sua história. Tempo suficiente para o clube passar por mudanças profundas e reencontrar o rival, às 11h deste domingo, na arena, em fase totalmente diferente. E no G4!
- Lembro que todo mundo estava muito sério naquela semana. Sabíamos que só precisávamos fazer o nosso, mas para a gente estava muito difícil ganhar naquele momento. Agora a semana está mais tranquila, com mais brincadeiras - comparou o atacante Cristaldo, que substituiu o vaiado Wesley no jogo da última rodada de 2014.
Além dele, só Fernando Prass e Nathan foram a campo em 7 de dezembro e estão relacionados para o duelo pela 16ª rodada do Brasileirão de 2015.
Mesmo recheado de reservas e já sem pretensões no ano passado, o Atlético-PR abriu o placar aos nove minutos, com Ricardo Silva. Henrique empatou dez minutos depois, de pênalti, mas as incríveis limitações do time de Dorival Júnior, mantiveram o placar inalterado.
O empate bastava para evitar a queda, desde que o Vitória não vencesse o Santos. Quando o árbitro encerrou o jogo do Verdão, o silêncio tomou conta do Allianz Parque porque a partida no Barradão seguia rolando. Alívio, só quando Thiago Ribeiro fez para o Santos.
- Aquele dia foi tenso demais, para guardar na memória. Vivi tudo o que um jogador não quer viver. Tinha acabado de subir, o time estava caindo. Depois do gol do Santos, foi alívio total - diz Nathan.
Com seis vitórias e um empate nas últimas sete rodadas da competição, o Verdão ocupa neste momento a terceira colocação, com 28 pontos - sete a menos que o líder Atlético-MG, que tem um jogo a mais. A única mudança na escalação em relação à equipe que bateu o Vasco por 4 a 1, na rodada passada, é a volta de Leandro Almeida na vaga de Jackson, na defesa. O principal desfalque segue sendo Vitor Hugo, que se recupera de fratura na face.
No Furacão - Destaque do time, o atacante Walter está recuperado de lesão na coxa esquerda e viajou a São Paulo para a partida contra o Palmeiras. A tendência, porém, é de que ele fique no banco de reservas. O volante argentino Fernando Barrientos e o meia colombiano Daniel Hernández, recém-contratados, também foram relacionados e ficam como opções de banco. Ewandro, emprestado nesta semana pelo São Paulo, ainda não vai estrear.
O Atlético-PR terá mudança nas duas laterais. Com a venda de Natanael para o Ludogorets (BUL), acabou a eterna briga pela titularidade do setor esquerdo, que agora ficará definitivamente com Sidcley. Na direirta, como Eduardo está suspenso e Bruno Pereirinha sente dores musculares, Matheus Ribeiro, que só jogou uma vez no Brasileiro, ganha a grande oportunidade.
Gabriel Dias, titular naquele dia, lamenta chance perdida (FOTO: Miguel Schincariol/LANCE!Press)
O QUE MUDOU DAQUELE DIA ATÉ HOJE?
Elenco - Só oito jogadores do grupo de 2014 seguem no clube: Prass, Fábio, Jailson, João Pedro, Nathan, Allione, Cristaldo e Mouche. O técnico também foi modificado: Dorival Júnior deu lugar a Oswaldo, depois trocado por Marcelo Oliveira.
Valdivia - O chileno foi o herói do empate com o Furacão: ele tomou injeções analgésicas para suportar uma lesão na coxa esquerda e jogar (bem) por 90 minutos. Hoje, treina em horários alternativos à espera do fim do contrato.
Diretoria - Paulo Nobre segue como presidente, mas trocou o comando do futebol e se afastou do dia a dia do time. José Carlos Brunoro e Omar Feitosa foram demitidos e deram lugar a Alexandre Mattos e Cícero Souza, muito elogiados hoje.
Finanças - O Palmeiras terminou o ano passado sem patrocinador e dependendo de empréstimos de Nobre para "respirar". Hoje, recebe mais de R$ 60 milhões anuais em patrocínio, lucra muito com a arena e teve "boom" histórico no Avanti.
Na tabela - O Verdão fez 40 pontos no Brasileiro de 2014, ficando na 16ª posição. Em 15 rodadas neste ano, já chegou aos 28 pontos (se vencer todas até o fim do primeiro turno, vai igualar a pontuação do ano passado). No momento, é o terceiro colocado.
FICHA TÉCNICA DE 2014
PALMEIRAS 1 X 1 ATLÉTICO-PR
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 7/12/2014, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Barison (RS) e José Antônio Chaves Filho (RS)
Público/renda: 33.151/ R$ 2.967.260,00
Cartões amarelos: Cristaldo (PAL); Dráusio (ATL)
Gols: Ricardo Silva, aos 9'/1°T (0-1); Henrique, aos 19'/1°T (1-1)
PALMEIRAS: Fernando Prass, João Pedro, Lúcio, Nathan (Victorino, aos 14'/2°T) e Victor Luís; Gabriel Dias, Renato, Wesley (Cristaldo, aos 7'/2°T) e Valdívia; Mazinho (Mouche, aos 24'/2°T) e Henrique.Técnico:Dorival Júnior.
ATLÉTICO-PR: Weverton, Mário Sérgio, Dráusio, Ricardo Silva e Lucas Olaza; Otávio, Paulinho Dias, Nathan (Matteus, aos 26'/2°T e Marcos Guilherme; Dellatorre (Pedro Paulo, aos 33'/2°T) e Douglas Coutinho. Técnico: Claudinei Oliveira.
FICHA TÉCNICA DESTE DOMINGO
PALMEIRAS X ATLÉTICO-PR
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 1/8/2015, às 11h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
PALMEIRAS: Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Leandro Almeida e Egídio; Gabriel e Arouca; Rafael Marques, Robinho e Dudu; Leandro Pereira. Técnico: Marcelo Oliveira.
ATLÉTICO-PR: Weverton, Matheus Ribeiro, Vilches, Kadu e Sidcley; Otávio, Hernani, Bruno Mota e Marcos Guilherme; Nikão e Crysan. Técnico: Milton Mendes.
5325 visitas - Fonte: LanceNet!