O sorteio realizado no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira colocou frente a frente Palmeiras e Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil deste ano.
O duelo será um tira-teima para paulistas e mineiros, que já se enfrentaram duas vezes em finais da competição mata-mata.
A primeira vez que Verdão e Raposa decidiram o torneio foi em 1996.
Após empate em 1 a 1 no jogo de ida, disputado no Mineirão, os paulistas entraram em campo no estádio Palestra Italia com a vantagem do 0 a 0.
Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras, que entrou para a história como o time que marcou 102 gols em 30 partidas do Campeonato Paulista daquele ano, abriu o placar com Luizão, logo no início do confronto. Mas o Cruzeiro, então dirigido por Levir Culpi, mostrou força para virar, com gols de Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos - este último marcado aos 37 minutos do segundo tempo -, e ficar com o título.
A resposta alviverde veio dois anos depois, com Luiz Felipe Scolari no banco. No primeiro confronto da decisão de 1998, os cruzeirenses levaram a melhor e venceram por 1 a 0, gol de Fábio Junior. No jogo de volta, mais emoção até os minutos finais da partida disputada no Morumbi.
Paulo Nunes abriu o placar para o Verdão ainda no primeiro tempo, logo aos 12 minutos. O placar de 1 a 0 levava a decisão para as cobranças de pênaltis. Mas, aos 44 minutos da segunda etapa, um lance inesperado acabou decidindo a Copa do Brasil de 1998. Após cobrança de falta de Zinho, Paulo César deu rebote e soltou a bola na linha de fundo. Oséas, mesmo sem ângulo, conseguiu o chute que deu aos palmeirenses o título do torneio.
A tabela da Copa do Brasil ainda não está definida. A Confederação Brasileira de Futebol reservou duas datas para as oitavas de final (19 e 26 de agosto), mas ainda aguarda para definir a ordem e os dias dos confrontos. Neste domingo, porém, paulistas e mineiro terão a oportunidade de fazer uma prévia, já que os rivais duelarão pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h, no Mineirão.
Uma curiosidade une Palmeiras e Cruzeiro: os dois clubes foram fundados como "Palestra Italia", por imigrantes italianos - o Verdão é de 1914, e a Raposa é de 1921.
7227 visitas - Fonte: GE