Com seis títulos, Cruzeiro e Palmeiras revivem mata-matas: veja análise

4/8/2015 16:24

Com seis títulos, Cruzeiro e Palmeiras revivem mata-matas: veja análise

Raposa e Verdão só se enfrentaram quatro vezes na história da Copa do Brasil, em duas finais do torneio. Duelo já é um dos mais aguardados das oitavas de 2015

Com seis títulos, Cruzeiro e Palmeiras revivem mata-matas: veja análise

Último encontro: Cruzeiro 1x1 Palmeiras, no BR-14, no Mineirão (Foto: Ramon Bitencourt/LANCE!Press)



Seis títulos da Copa do Brasil em jogo. Palmeiras e Cruzeiro fazem o duelo das oitavas de final de 2015 que soma mais taças do torneio. Campeã em quatro edições, a Raposa encara o Verdão, campeão duas vezes. O primeiro jogo será no Allianz Parque, e o segundo, no Mineirão. Os dois já fizeram duas finais da Copa, com uma vitória para cada lado (1996 e 98). Vanderlei Luxemburgo, hoje em Minas, era o técnico alviverde na derrota de 1996. As duas equipes só se enfrentaram quatro vezes pela Copa, todas nas duas finais disputadas.



As equipes foram protagonistas de clássicos decisivos principalmente no fim dos anos 90 e início dos 2000. Além das finais da Copa do Brasil, Cruzeiro e Palmeiras duelaram nas quartas de final do Brasileirão de 1998 (triunfo da Raposa após três partidas) e também na final da Copa Mercosul, com título palmeirense também após três jogos, na mesma temporada.



O reencontro aconteceu na Copa Libertadores de 2001, com Luiz Felipe Scolari, recém-saído do Verdão, do lado do Cruzeiro nas quartas de final da competição. Após dois empates (3 a 3 e 2 a 2), o Alviverde conquistou a vaga nos pênaltis em pleno Mineirão. As equipes já haviam duelado na fase de grupos da Liberta de 1994 (uma vitória para cada lado).



Cruzeiro na Copa

Campeão: 1993 (Grêmio vice), 1996 (Palmeiras), 2000 (São Paulo) e 2003 (Flamengo)

Vice: 1998 (Palmeiras campeão) e 2014 (Atlético-MG)

Semifinalista: 2005



Palmeiras na Copa

Campeão: 1998 (Cruzeiro vice) e 2012 (Coritiba)

Vice: 1996 (Cruzeiro campeão)

Semifinalista: 1992, 1997 e 1999





No sorteio: melhor para o Verdão, pior para a Raposa



O Palmeiras já estava ciente de que teria uma pedreira nas oitavas de final da Copa do Brasil. Veio o Cruzeiro que, apesar de ser o atual bicampeão brasileiro e finalista da Copa em 2014, é o pior colocado (14º) no Nacional de 2015 entre os oito que estavam no pote 1. Melhor para o Verdão. A Raposa tinha a expectativa de pegar um rival mais fraco. Veio o Palmeiras, melhor colocado (6º) do Brasileirão no pote 2. Pior para a Raposa.



É claro que os cruzeirenses gostariam de evitar um jogo grande logo nas oitavas. Havia opção. Melhor seria, por exemplo, estar na pele do Internacional, que vai encarar o Ituano. Do lado palmeirense, não havia como escapar de um grande. Havia, apenas, a opção de fugir de um clássico estadual contra Corinthians e São Paulo.



Cruzeiro x Palmeiras já é um dos mais esperados jogos das oitavas. O ex-palmeirense Vanderlei Luxemburgo vai duelar com o ex-cruzeirense Marcelo Oliveira. O melhor momento em 2015 do Verdão equilibra as coisas contra a equipe que vem de anos muito melhores. Sem favoritos.



O retrospecto em mata-matas, com triunfos para ambos os lados, inclusive em duas finais de Copa do Brasil, só reforça o equilíbrio do confronto. Ponto positivo para o Verdão é ter Marcelo, que conhece tudo sobre o elenco atual da Raposa, no banco de reservas.













3060 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Qua - 21:35 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Portuguesa

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
0 X 1
Palmeiras
Fluminense