Romário pede depoimento de dupla que está presa após investigação do FBI (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Criada em julho, a CPI do Futebol, que é presidida pelo ex-jogador e senador Romário (PSB-RJ), decidiu, nesta terça-feira, designar integrantes para viajar para a Suíça e para os Estados Unidos. O objetivo das viagens é tomar depoimentos de José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e do empresário José Hawilla. A escolha dos integrantes da CPI e as datas das viagens serão feitas pelo senador Romário, autor dos requerimentos.
Marin e Hawilla estão presos após investigação do FBI que os acusa de envolvimento em uma série de casos de corrupção. O ex-presidente da CBF foi preso na Suíça, e o empresário está em prisão domiciliar nos Estados Unidos. O trabalho do FBI contou com a delação premiada de Hawilla, que é dono da empresa de marketing esportivo Traffic Sports, detentora de direitos de comercialização de competições nacionais e internacionais de futebol durante as últimas três décadas.
A CPI do Futebol vai investigar denúncias de irregularidades que podem incluir as obras para a Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações 2013 e os contratos da CBF para as partidas realizadas pela Seleção e os campeonatos organizados pela entidade.
Em outro requerimento aprovado nesta terça, Romário convida os presidentes das 27 federações estaduais do futebol brasileiro para que compareçam à CPI. Como não se trata de uma convocação obrigatória, eles só irão se quiserem. A comissão também solicitou toda a documentação produzida por outras CPIs que investigaram a administração do futebol brasileiro: a CPI da CBF/Nike, da Câmara dos Deputados (2000-2001), e a primeira CPI do Futebol do Senado (2000).
Os demais requerimentos aprovados pedem a designação de procuradores federais, auditores fiscais, delegados de polícia, agentes rodoviários federais e analistas do Banco Central para auxiliar os trabalhos e investigações. A próxima reunião do grupo será na terça-feira, dia 11, às 14h.
São integrantes da CPI os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR), Ciro Nogueira (PP-PI), Davi Alcolumbre (DEM-AM), Donizete Nogueira (PT-TO), Eunicio Oliveira (PMDB-CE), o ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB-AL), Gladson Caneli (PP-AC), Helio José (PSD-DF), Humberto Costa (PT-PE), Omar Aziz (PSD-AM), Roberto Rocha (PSB-MA), Romário (PSB-RJ), Romero Jucá (PMDB-RR), Wellington Fagundes (PR-MT) e Zezé Perrela (PDT-MG).
3036 visitas - Fonte: Globo Esporte