Zagallo recebeu a reportagem do LANCE! em sua residência, na Barra
(Foto: Paula Mascára/L!Press)
Muitas vezes classificado como obsoleto, desrespeitado e incrivelmente até mesmo esquecido, principalmente pela nova geração, que não teve a oportunidade de vê-lo em ação, Zagallo ainda respira futebol. Aposentado e com uma "vida normalíssima", o Velho Lobo, como é conhecido, gasta boa parte da sua energia para se manter "ligadão" no que acontece no mundo da bola. Isso envolve analisar e avaliar táticas, jogadores e competições. Sua rotina ainda pertence ao futebol. Agora, no entanto, observado por um ângulo diferente.
Aos 84 anos de idade, que serão completados neste domingo, ele mantém a rigidez, sobretudo, no que envolve o futebol brasileiro. Multicampeão com clubes e Seleção, o ex-treinador agora faz da sala de casa sua área técnica. Às 6h30 já está de pé e só vai dormir "depois do Jô". Os programas esportivos e os jogos de futebol se emendam até o fim do dia. Assim, o controle remoto virou um companheiro, a televisão o principal refúgio.
Zagallo mostrou-se antenado (Aí, sim. Fomos surpreendidos novamente). Acompanha o Brasileirão, campeonatos europeus e até virou um "dirigente bilionário" por um dia ao montar uma equipe estrelada de craques (ver galeria de fotos abaixo). Entre outros assuntos abordados em entrevista exclusiva ao LANCE!, o "Formiguinha", apelido da época de jogador, culpa diretamente Felipão pela tragédia do 7 a 1, faz elogios a Guardiola, mesmo não engolindo os pedidos do espanhol na Seleção, e critica a contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Fluminense.
Ah, ainda tem Neymar, Guerrero no Flamengo, Eliminatórias para Copa-2018, escândalo na Fifa... Um verdadeiro bate-papo.
- Vocês podem ficar à vontade. Meu tempo é livre (risos).
Como é o seu dia a dia?
Minha vida é normalíssima. Faço meus treinamentos na academia três vezes por semana, jogo bocha, o esporte dos coroas, vou ao cinema e teatro. Enfim, uma vida comum, sem ter a obrigação de trabalhar porque estou aposentado. Tempo sobra, é até chato. Gosto de tênis e vôlei. Joguei tênis aqui no condomínio, jogava duplas, era um lazer. Preenchi meu tempo por anos deste jeito.
É comum escutar que o Zagallo está ultrapassado. O que tem a dizer sobre isso?
Faço acompanhamento de forma geral do futebol em qualquer situação que seja. A mania aqui no Brasil, principalmente o pessoal dos esportes na televisão, é dizer "fulano está ultrapassado", "fulano é não sei o que". Isso não existe, pô! Começo às 10h nos programas esportivos e vou emendando um no outro. Só vou dormir lá para 1h30 da manhã, perto do Jô Soares. Estou ligadão!
Zagallo com o controle remoto. Quais são suas ligas e clubes do exterior favoritos?
Gosto de ver o Espanhol e o Alemão, que se desenvolveu recentemente. O Italiano eu não sou muito fã, é mais retranca que outra coisa. O Inglês está tentando melhorar, buscando técnica, mas nunca chamou minha atenção. Mas sem dúvida prefiro o Espanhol, tem o Real Madrid, o Barcelona, o Atlético de Madrid que vem brigando em cima...
Mourinho e Guardiola são alguns técnicos estrangeiros muito elogiados por torcedores e pela mídia. Os treinadores brasileiros estão defasados em relação a eles?
Peguem o Guardiola e o Mourinho para treinarem no Brasil. Venham dirigir um Flamengo ou um Vasco. Eles vão ter o mesmo sucesso de lá, onde possuem verdadeiras seleções na mão? "Quanto custa o jogador? Ah, R$ 70 milhões? Traz lá!". Quando chegarem aqui vão pedir quem? Não tem dinheiro para comprar. O que é bom custa caro. A facilidade que eles têm de evoluir mais é o material humano que possuem em mãos. Aqui a realidade é dura.
Com muita descontração, Zagallo fala sobre 7 a... por LANCETV
Então, caso um dia a CBF te consulte sobre a possibilidade de trazer um técnico do exterior, o senhor votaria contra ou a favor?
Sou contrário. Temos excelentes técnicos para treinar a Seleção. Não vejo um estrangeiro dirigindo a Seleção Brasileira. Quando fomos pentacampeões do mundo, chamaram algum técnico brasileiro? Não. Então tenho o mesmo direito de pensar assim. Se eles nunca precisaram da gente, não precisamos deles também.
Trabalho de Guardiola na Alemanha recebe elogios de Zagallo (Foto: AFP)
Há algum convite para ser consultor da CBF?
Não existe convite, não tem nada. Eu estive em uma reunião, mas nada oficial e nem agendado.
Vamos voltar a falar sobre técnicos então. Qual é o motivo da "resistência" de brasileiros na Europa?
Vejo o idioma como fator complicador. É por aí. Não vejo diferença na dinâmica de trabalho dos brasileiros para os europeus. Gosto do Mourinho e do Ancelotti, mais ainda do Guardiola, que aprendeu o alemão, continuou vencendo e deu um grande salto na carreira. Isso foi fundamental.
Quais são seus treinadores brasileiros favoritos?
Eu gosto do Marcelo Oliveira, Tite, Muricy, Cristovão... O Cuca, quando estava aqui, estava fazendo um bom trabalho. Quem está um pouco em baixa hoje é o Luxemburgo, mas tem muita capacidade.
O que está achando do Guerrero no Flamengo?
A bola procura ele. Sempre bem colocado, puro mérito. Ótima contratação. Na atualidade, dentro do Brasil, é o melhor que tem.
Paolo Guerrero é apontado como o melhor atacante em ação no Brasil (Foto: L!Press)
Acompanha a campanha do Botafogo na Série B? O Glorioso encontrará dificuldade para voltar à elite?
O que eu não acompanho? (risos). Fizeram uma safadeza com René. Ele perdeu vários jogadores, montou um outro time, perdeu mais alguns, adaptou de novo. E tiram o cara, rapaz? Isso que não entendo, pô! Conheço o presidente do Botafogo, mas apenas uma briga explica o que aconteceu. Se vai subir tranquilamente eu não sei, está uma briga filha da mãe e ele está ali em cima, mas não vai ser fácil não. Vou torcer para subir de todo jeito. E o Ricardo Gomes é um cara bacana pra burro, fora de série. Foi meu jogador, nota 10! Também torço por ele como ninguém.
O Vasco foi campeão carioca e agora está em uma situação delicada no Brasileirão...
Não quero que o Vasco caia, rapaz. Quero ver o Vasco melhor do que está agora. Está triste!
O futebol brasileiro está carente de atacantes? Vivemos recentemente grandes fases com Romário, Ronaldo, Adriano. Há algum jovem que chama sua atenção?
A gente fica lembrando dos que não tem mais, porém existem algumas promessas. Tem um garoto no Santos que está pintando aí, o Gabigol, não sei, quem sabe? Um que eu gostava pra caramba no Botafogo era o Vitinho. Se aquele garoto continuasse no Botafogo, estaria estourando, vestindo a camisa da Seleção Brasileira, tem um potencial muito alto.
Zagallo não gostaria de ter Ronaldinho Gaúcho no seu time (Foto: LANCE!Press)
Falamos de Guerrero, vamos falar de Ronaldinho também, outro astro que está no futebol carioca. Foi uma boa contratação para o Fluminense? Ainda dá caldo com 35 anos de idade?
Eu não ia querer ele no meu time. Pode ser isso ou aquilo, a imprensa joga ele lá para cima, mas na minha concepção de atleta, é um jogador que não morro de amores. Teve uma fase excepcional no Barcelona e pronto, foi só. Pode dar certo? Pode, vai jogar com Fred e uma garotada. Não é de correr muito, mas pode decidir jogos. Uma falta, uma bola bem metida, coisas que ele sabe fazer. Mas ele é mais show do que um jogador que eu gostaria de ter. Eu espero que esteja errado e que ele possa ajudar o Fluminense.
O senhor disse que gosta de ver o Espanhol e o Alemão. Mas e no Brasil? Quem está jogando o melhor futebol atualmente?
Atlético-MG e Palmeiras.
O futebol jogado pela Seleção Brasileira te agrada?
Não encanta. Mas ninguém está encantando no mundo. Hoje falam da Alemanha, mas ela podia muito bem ter perdido a final da Copa por 1 a 0 e poderíamos estar aqui falando da Argentina. Felizmente não estamos (risos). Fui ao Maracanã, jamais torcerei por eles.
Infelizmente o 7 a 1 é um tópico obrigatório para tratarmos. Consegue contar um pouco sobre este dia trágico para o Brasil?
Eu felizmente ou infelizmente, como queiram, estava com problema saúde e não pude acompanhar nenhum jogo do Brasil na Copa. Eu tinha mordomia total, jatinho, limousine, hospedagem, tudo que tinha direito, mas não tinha condições físicas para ir. No 7 a 1, eu estava em casa, sozinho, sem me aporrinhar com ninguém, e vendo aquela situação. Antes de começar o jogo, eu já sabia que perderíamos. Não tinha condição. Era uma Seleção Brasileira que estava dentro de uma gaiola, onde abriu a porteira e todos os "canarinhos" saíram desgovernados, cada um para um canto. Não podia acontecer outra coisa. Não vamos esquecer, não tem como, mas isso vai ser um dia bom para nós. O que não podemos é comemorar aniversário do 7 a 1.
Para Zagallo, Felipão foi o culpado pela maior tragédia da história da Seleção Brasileira (Foto: AFP)
Há algum culpado no 7 a 1?
A Seleção não poderia começar a partida daquela maneira. Foi um erro tático! Não tenho nada contra o Felipão, mas errou. Vou dizer que não? Ele perdeu e, da maneira que perdeu, não tem nem o que dizer. Passar um pano por cima? Não tem como, pô! Foi incrível, inexplicável.
O que faltou na semifinal da Copa-2014 contra Alemanha?
Faltou liderança e saber defender. Não teve um que caiu para esfriar o jogo e conversar com o time.
As Eliminatórias para Copa-2018 são taxadas como as mais difíceis de todos os tempos para a Seleção. Concorda que virá pedreira pela frente para Amarelinha?
O Brasil nunca deixou de se classificar para uma Copa do Mundo. E não vai ser agora. Nós temos condições de disputar palmo a palmo contra qualquer uma seleção do planeta. Eu sou um cara que sempre acredita no futebol brasileiro. Temos um Neymar? Sim, temos um Neymar. Se tivéssemos três, seria melhor. Mas não é apenas com bons jogadores que se consegue corresponder taticamente dentro de campo.
Zagallo vê Neymar no mesmo patamar de Messi no Barcelona (Foto: AFP)
E a Neymardependência? Neymar está sozinho?
Não. Ele vai acrescentar aquilo que falta aos outros. E ainda podem surgir outros jogadores. Temos uma boa base e tenho plena confiança no que o Dunga está fazendo, ele está no caminho certo.
Neymar conquistará a Bola de Ouro?
Tem tudo para ser o melhor do mundo, assim como o Messi conseguiu. Ele só tem a evoluir mais. Saiu do nosso futebol, aqui não tem o que aprender mais. Foi para Europa e lá se mantém atualizado. Neymar tem essa capacidade de evolução e demonstra isso. Coloco ele, hoje em dia, no mesmo patamar de Messi e Cristiano Ronaldo. Só fica um pouco abaixo do Messi porque é menos cascudo, a diferença é essa.
Como está vendo este escândalo de corrupção na Fifa e a prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF?
Ih, assunto complicado, muito complicado. Estou fora disso, estou fora...
Para finalizar, uma preocupação de muitos brasileiros: Zagallo, como está a sua saúde?
Eu realmente estive mal no ano passado por causa de uma bactéria alojada na coluna que não conseguiam tirar de jeito nenhum. Mas agora estou bem, bem mesmo. Graças a Deus.
3402 visitas - Fonte: Lancenet!